‹ voltar
A Bíblia profetiza um governo mundial e uma moeda mundial no fim dos tempos?
A Bíblia não usa a frase “governo mundial” ou “moeda mundial” ao se referir ao fim dos tempos. No entanto, fornece ampla evidência para nos permitir chegar à conclusão de que ambos existirão sob o governo do Anticristo nos últimos dias.
Em primeiro lugar, perceba o seguinte: é fato que o Estado sempre foi e continuará sendo o maior agente contra a Igreja e a favor das artimanhas do diabo. Não há esperança para nenhum governo de qualquer país. Cristãos não podem, sob hipótese alguma, se iludir e colocar suas esperanças na política. A política trará o Anticristo, como sempre tem feito, e continuará se opondo a Cristo.
“Filhinhos, já é a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também, agora, muitos anticristos têm surgido; pelo que conhecemos que é a última hora” (1João 2:18)
Em sua visão apocalíptica no livro do Apocalipse, o apóstolo João vê a “besta”, também chamada de Anticristo, surgindo do mar com sete cabeças e dez chifres (Apocalipse 13:1). Combinando esta visão com a semelhante de Daniel (Daniel 7:16-24), podemos concluir que algum tipo de sistema mundial será inaugurado pela besta, o “chifre” mais poderoso, que derrotará os outros nove e começará a batalhar guerra contra os cristãos. A confederação de dez nações também é vista na imagem da estátua de Daniel em Daniel 2:41-42, onde ele retrata o governo mundial final consistindo de dez entidades representadas pelos dez dedos dos pés da estátua. Quem quer que sejam os dez e como quer que cheguem ao poder, as Escrituras deixam claro que a besta os destruirá ou reduzirá seu poder a nada mais do que figuras de proa. No final, eles cumprirão suas ordens.
João segue descrevendo o governante deste vasto império como tendo poder e grande autoridade, dados a ele pelo próprio Satanás (Apocalipse 13:2), sendo seguido e recebendo adoração de “todo o mundo” (13:3-4), e tendo autoridade sobre “todas as tribos, povos, línguas e nações” (13: 7). A partir dessa descrição, é lógico supor que essa pessoa seja o líder de um governo mundial único, reconhecido como soberano sobre todos os outros governos. É difícil imaginar como os diversos sistemas de governo que estão no poder hoje se submeteriam voluntariamente a um único governante, e existem muitas teorias sobre o assunto. Uma conclusão lógica é que os desastres e pragas descritos no Apocalipse como o selo e os julgamentos da trombeta (capítulos 6-11) serão tão devastadores e criarão uma crise global tão monumental que as pessoas aceitarão qualquer coisa e qualquer um que prometa dar-lhes alívio.
Uma vez entrincheirada no poder, a besta (o Anticristo) e o poder por trás dela (Satanás) se moverão para estabelecer o controle absoluto sobre todos os povos da terra para cumprir seu verdadeiro objetivo, a adoração que Satanás tem buscado desde que foi expulso do céu (Isaías 14:12-14 ). Uma maneira de conseguir isso é controlando todo o comércio, e é aí que entra a ideia de uma moeda mundial única. Apocalipse 13:16-17 descreve algum tipo de marca satânica que será necessária para comprar e vender. Isso significa que quem recusar a marca não poderá comprar alimentos, roupas ou outras necessidades da vida. Sem dúvida, a grande maioria das pessoas no mundo sucumbirá ao alvo simplesmente para sobreviver. Novamente, o versículo 16 deixa claro que este será um sistema universal de controle onde todos, ricos e pobres, grandes e pequenos, terão a marca em suas mãos ou testa. Há muita especulação sobre como exatamente essa marca será afixada, mas as tecnologias que estão disponíveis agora poderiam fazer isso com muita facilidade.