‹ voltar



Misteriosos flashes de plasma são vistos na costa do Brasil

 

27 Junho 2023

n/d

Uma das formais de descargas atmosféricas mais incomuns e raras de se observar foi registrada na costa gaúcha na madrugada desta terça-feira. O fenômeno é conhecido na ciência como “sprites”. As imagens foram captadas a partir do Litoral Norte gaúcho pelo fotógrafo Gabriel Zaparolli que observava com câmeras especiais uma tempestade em alto mar a cerca de 400 quilômetros da costa.

Às vezes chamados de “o relâmpago mais alto da Terra“, porque atingem a ionosfera a mais de 80 quilômetros de altura, as formas gigantescas de jatos luminosos foram descobertas perto de Taiwan e Porto Rico em 2001 e 2002.

O processo de formação e a estrutura destas descargas atmosférica ainda não é compreendido totalmente pela ciência, tal a raridade do fenômeno. “Eles podem ser fluxos de plasma dentro do jato se cruzando ou regiões de maior aquecimento”, afirma o pesquisador de descargas atmosférica da universidade catalã. “Não sabemos”, diz van der Velde.

Descargas atmosféricas raras que se formam acima das nuvens de tempestade e dificilmente são observadas já foram documentadas visualmente antes no Rio Grande do Sul. O fotógrafo de Torres Gabriel Zaparolli, que se especializou neste tipo de fenômeno, já havia registrado em imagens alguma vezes raios do tipo sprite na atmosfera a partir do Litoral Norte gaúcho.

n/d

Sprites são uma forma exótica de eletricidade que sobe a partir das nuvens de tempestade em vez de descer como um raio comum. Embora sprites tenham sido relatados por pelo menos um século, muitos cientistas não acreditavam que eles existiam até 1989, quando os sprites foram acidentalmente fotografados por pesquisadores da Universidade de Minnesota e confirmados por câmeras de vídeo a bordo do ônibus espacial da NASA.

A íntegra da reportagem você lê em...

https://metsul.com/misteriosos-flahes-luminosos-de-plasma-registrados-na-costa-do-brasil/

Busca


Domingo, 24 de Novembro de 2024










Mulher Vestida de Sol