‹ voltar
Brasil terá duas das maiores estátuas religiosas do mundo
Já teve início a construção da escultura de São Miguel Arcanjo na cidade de São Miguel Arcanjo, no interior de São Paulo. Com 57 metros de altura, incluindo o pedestal, ela será a maior estátua religiosa do mundo, segundo seus idealizadores. Atualmente, é a imagem de Santa Rita de Cássia localizada em Santa Cruz, no Rio Grande do Norte, que ocupa esse posto. O monumento católico tem 42 metros de altura, mais 14 metros de base, totalizando 56 metros (clique aqui para ver a imagem).
A maior estátua do mundo
A maior imagem religiosa do mundo fará parte do complexo turístico denominado “Gruta do Arcanjo“. O projeto ainda inclui: presbitério para missa campal capaz de receber 12 mil pessoas, confessionários, gruta mariana, sala de velas, sala de milagres, museu de arte sacra, pavilhão devocional e auditório, além de estruturas de apoio como praça de alimentação e estacionamento.
O santuário italiano do Monte Gargano, onde São Miguel apareceu quatro vezes, serviu de inspiração para o projeto. “Foi estabelecido um termo de parceria com o Monte Gargano em outubro do ano passado. Nós nos tornamos igrejas irmãs. Apresentamos o projeto para eles, e eles gostaram muito! A ideia é trazer o Monte Gargano para o Brasil”, explica o pároco e reitor da basílica de São Miguel Arcanjo, padre Márcio Giordany Costa de Almeida.
O projeto está orçado em R$ 25 milhões e será custeado através de doações dos fiéis, da comunidade e da iniciativa privada. A estátua está sendo feita pelo escultor Markus Moura, o mesmo que trabalhou no Cristo Protetor de Encantado, no Rio Grande do Sul. Já o projeto de arquitetura é assinado pela mesma empresa que projetou o parque turístico Beto Carrero, em Santa Catarina. A previsão é de que a primeira parte do complexo seja inaugurada em três anos.
Referência na devoção ao Arcanjo
A maior estátua religiosa do mundo será construída na cidade que já é consagrada pelo Arcanjo e onde ele fez uma aparição no contexto da Revolução Constitucionalista de 1932.
Em conversa com a Aleteia, o Padre Márcio informou que a ideia é que o município seja uma referência nacional na devoção a São Miguel Arcanjo. “Vai ser uma força muito grande para os devotos de São Miguel poder estar aqui na cidade consagrada por ele, poder rezar aos pés dele e poder viver essa experiência de ir ao Monte Gargano estando no Brasil… Tudo isso está integrado no conceito do projeto e vai fortalecer a devoção a São Miguel Arcanjo no país”, conclui o sacerdote.