‹ voltar



Renda Básica Universal - uma estratégia para seduzir a população com dinheiro fácil e levá-la, num segundo momento, a ser chipada sem que se oponha a isso

n/d

Renda Básica de Cidadania (no Brasil) ou Rendimento de Cidadania (em Portugal), ou ainda Renda Básica Universal, é uma quantia paga em dinheiro a cada cidadão pertencente a uma nação ou região e que pode ser incondicional ou condicional. A implantação visa propiciar a todos a garantia de satisfação de suas necessidades básicas.

Se for incondicional, o valor é distribuído pelo poder público de forma igualitária, não importando o nível social ou disposição para o trabalho de quem recebe.

Se for condicional, torna-se uma alternativa à Assistência Social, teoricamente criando incentivos ao trabalho e quebrando as armadilhas da pobreza e do desemprego. Isso porque beneficiários podem recusar um trabalho cuja remuneração equivale ao que recebem da segurança social.

 

Os projetos-piloto de renda básica que serão testados em 2017

Os dois projetos

Y COMBINATOR

No início de 2016, a aceleradora americana de startups Y Combinator anunciou que estava se organizando para realizar, em 2017, uma pesquisa de cinco anos. A ideia é financiar uma renda básica de US$ 1.000 a US$ 2.000 por mês para uma amostragem aleatória de 100 famílias nos EUA e registrar os resultados.

‘A renda será dada incondicionalmente (...) As pessoas poderão se voluntariar, trabalhar, não trabalhar, mudar de país - qualquer coisa. Nós esperamos que a renda básica promova liberdade, e queremos ver como as pessoas experienciarão essa liberdade’, escreveu Sam Altman, o presidente da Y Combinator, em um post de blog no qual descreve a experiência.

GOVERNO FINLANDÊS

A Finlândia será em 2017 o laboratório mundial do que foi batizado como renda básica universal. Ou seja, receber uma quantidade de dinheiro por mês sem motivo algum. Quer a pessoa esteja empregada ou não. Em um programa-piloto que durará dois anos, entre 2.000 e 3.000 cidadãos receberão a partir de janeiro 560 euros (1.920 reais) por mês somente para existir.

 

O que está por trás desta benevolente iniciativa? Em um momento em que as economias mundiais estão em baixa e os países quebrados, é, no mínimo, suspeito a implantação desta proposta... Só poderá vir da parte daqueles que desejam que surja uma sociedade com uma totalidade de pessoas dependentes do Estado, verdadeiros escravos, completamente submissos àqueles que lhes mantém cativos pelo dinheiro.

O que cada um faria depois de acostumar-se a este favorecimento para não perde-lo? Colocaria um chip para continuar sendo beneficiário deste programa? Quantos se venderiam... Pois agora é a hora de pensar o que cada um vai querer para si, porque estas mudanças estão às portas...

Veja mais no vídeo abaixo:  

 

 

Fontes: http://brasil.elpais.com/brasil/2016/12/06/economia/1481053062_111018.html

https://www.nexojornal.com.br/expresso/2017/01/01/Os-projetos-piloto-de-renda-b%C3%A1sica-que-ser%C3%A3o-testados-em-2017

 


Busca


Segunda-feira, 13 de Janeiro de 2025










Mulher Vestida de Sol