‹ voltar



Este é um dos alimentos mais tóxicos e todos o consomem sem saber

n/d

Normalmente é vendido em vistosas e caprichadas embalagens de plástico, mas também é comum a embalagem em lata. Apesar de ser muito vendida e apreciada, ela é um alimento muito prejudicial. Na primeira fase de produção das batatas fritas, os ingredientes são comuns e podem ser consumidos como o arroz, trigo, flocos de milho e flocos de batata. Eles são misturados para formar um tipo de massa fina. Em seguida, inicia-se o processo de moldar as batatas. Depois de elas estarem na forma em que as conhecemos, são levadas para assar numa temperatura altíssima. Na última etapa, antes da embalagem, é a vez dos temperos. Uma máquina sopra as batatas para eliminar o excesso de gordura, depois elas recebem sabores artificiais em pó, como bacon, queijo, ou cebola.

O perigo está justamente no aquecimento das batatas industrializadas. Quando o amido é aquecido em altíssima temperatura, que é acima de 120 graus Celsius, substâncias como a acrilamida são formadas.

Para quem não conhece, a acrilamida é uma das substâncias mais prejudiciais e é uma das causas de câncer.

A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (AESA) emitiu o esperado parecer científico sobre a acrilamida nos alimentos e definiu a presença desta substância como um motivo de preocupação para a saúde pública. De acordo com estudos desta substância em animais, a acrilamida e o seu metabolito, a glicidammide, são genotóxicos e cancerígenos: ou seja, causam danos no DNA e podem causar câncer. 

O que é acrilamida e por que se encontra nos alimentos? 

AESA explica que a acrilamida é uma substância química produzida naturalmente no amido dos alimentos durante o cozimento normal em altas temperaturas (frito, assado no forno ou no grill e também em processos industriais a mais de 120° com pouca umidade). É formada principalmente a partir de açúcares e aminoácidos (principalmente um aminoácido chamado asparagina) que estão presentes naturalmente em muitos alimentos. O processo químico que causa a conhecida ‘reação de Maillard’ dá à comida a aparência típica de ‘torrado’, que faz com que esta seja mais saborosa (mas talvez mais perigosa para a saúde).

A presidente do Painel, Dra. Diane Benford, disse: ‘A consulta pública nos ajudou a desenvolver o parecer científico. Em particular, ajudou a esclarecer os nossos estudos de avaliação sobre os efeitos da acrilamida nos seres humanos e a nossa descrição das principais fontes alimentares de acrilamida para os consumidores. Também foram incorporados no parecer científico final, estudos recentes que tivemos conhecimento através da consulta pública.’

O problema da acrilamida tem a ver acima de tudo com o cozimento à alta temperatura. Quando ingerida, a acrilamida é absorvida a partir do trato gastrointestinal, distribuída a todos os órgãos e extensamente metabolizada. O glicidammide é um dos principais metabolitos resultantes deste processo e é a causa mais provável de mutações genéticas e tumores encontrados nos estudos com animais.

Além do câncer, o Painel também considerou os potenciais efeitos adversos de acrilamida sobre o sistema nervoso, o desenvolvimento pré e pós-natal e o sistema reprodutor masculino. Tais efeitos, com base nos níveis atuais de exposição, não foram considerados motivo de preocupação.

De acordo com a AESA, a escolha de ingredientes, o método de armazenamento e a temperatura à qual os alimentos são cozidos pode afetar a quantidade de acrilamida em diferentes tipos de alimentos e, por conseguinte, o nível de exposição dietética.

n/d

A Proteste Asociação de Consumidores analisou 51 produtos de oito categorias de alimentos: batata frita, bolacha doce e salgada, bolacha cream cracker, pão francês, salgadinhos e torradas.

E constatou que todos esses produtos contêm alta qualidade da perigosíssima acrilamida.

Veja a relação dos produtos com alto índice de acrilamida, segundo a análise da Proteste:

Num relatório técnico divulgado em 2007, a Anvisa recomenda que itens ricos em amido não sejam cozidos por muito tempo a temperaturas superiores a 120ºC.

Mas, pelo que mostra a análise da Proteste, essa recomendação não está sendo levada a sério pela indústria alimentícia. Como podemos ver acima, as principais marcas de batatas fritas têm acima de 200 microgramas de acrilamida por quilo, e uma delas, a Stax, chega a ter 765 microgramas por quilo!

Mas todos os outros produtos analisados – batata frita, biscoito doce e salgado, biscoito cream cracker, pão francês, salgadinhos e torradas – também possuem alta concentração da cancerígena acrilamida.

O biscoito da marca Adria superou a todos com 1.110 microgramas de acrilamida por quilo!

Mais uma vez reforçamos a necessidade de mudarmos os nossos hábitos alimentares, escolhendo sempre consumir produtos naturais, ecológicos, cultivados sem agrotóxicos.

 

Não foi informação suficiente para deixar o vício de consumir as batatinhas fritas do McDonald’s, por exemplo?

n/d

 

Então conheça mais uma coisa que você não sabe sobre essas batatinhas.

Sim, as batatinhas fritas do McDonald’s! A batata frita mais falada no mundo infelizmente possui alguns problemas.

Michael Pollan é um renomado ativista que defende fortemente a comida caseira saudável e não-industrializada.

Ao longo do vídeo abaixo, ele explica que as batatas usadas pela rede de fast food McDonald’s são do tipo Russet Burbank, uma batata mais alongada que as demais. E essas batatas normalmente possuem pequenas manchas marrons, causadas por bichinhos que comem essas batatas durante o seu cultivo.

ENTRETANTO, O MCDONALD’S NÃO ACEITA AS RUSSET BURBANK COM ESSES DEFEITOS, SOMENTE AS BATATAS LISINHAS. E É AÍ QUE MORA O PROBLEMA…

Assista ao vídeo e conheça mais um dos motivos que nos levam a querer parar imediatamente de consumir as batatas do McDonald’s. 

 

 

 

 

Fontes: http://www.altamente.org/o-cancro-numa-lata-este-e-um-dos-produtos-mais-toxicos-e-todos-os-consomem-sem-saber/

https://awebic.com/cultura/apos-esse-video-voce-nunca-mais-vai-ver-as-batatas-do-mcdonalds-da-mesma-maneira/

 

 

 

 


Busca


Sábado, 11 de Janeiro de 2025










Mulher Vestida de Sol