‹ voltar
Os respeitos humanos são anticristãos
Toda a vida de Jesus está cheia de unidade e firmeza. Jamais se vê Ele vacilar. "Já seu modo de falar, as repetidas expressões: eu vim, eu não vim, traduzem perfeitamente esse sim e esse não, consciente e inabalável, e essa submissão absoluta à vontade do Pai, que constitui a lei de sua vida (...). Jamais em todo o seu ministério, seja em suas palavras, seja em seu modo de agir, se vê que Ele vacile, que fique indeciso e, menos ainda, que volte atrás ". Ele pede aos que o seguem essa vontade firme em qualquer situação. Deixar-se levar pelo respeito humano é típico de pessoas com uma formação superficial, sem critérios claros, sem convicções profundas ou de caráter fraco. O respeito humano é consequência de valorizar mais a opinião dos outros do que o julgamento de Deus, desconsiderando as palavras de Jesus: se alguém se envergonhar de Mim e das Minhas Palavras..., o Filho do Homem também se envergonhará dele quando vier na glória de Seu Pai acompanhado de Seus santos anjos.
Os respeitos humanos podem vir respaldados pela comodidade de não querer passar por dificuldades, pois é mais fácil seguir o fluxo; ou pelo medo de colocar em risco um cargo público, por exemplo; ou pelo desejo de não se distinguir dos outros, de permanecer no anonimato. Aqueles que seguem o Senhor não devem se esquecer de que devem ser como os outros bons cristãos e que estão intimamente comprometidos com Cristo e com sua doutrina. "Deixemos que o exemplo de nossa vida brilhe e não prestemos atenção às críticas", aconselhava São João Crisóstomo. “Não é possível", acrescentou ele, "que alguém que esteja realmente comprometido em ser um santo não tenha muitos que não gostem dele. Mas isso não importa, pois mesmo dessa forma ele aumenta a coroa de sua glória. Portanto, há apenas uma coisa a que devemos nos dedicar: ordenar nossa própria conduta com perfeição. Se fizermos isso, levaremos os que andam nas trevas a uma vida cristã" e seremos um apoio firme para muitos que vacilam. Uma vida coerente com as próprias convicções atrai profundamente a muitos e merece o respeito de todos. Muitas vezes, o caminho do qual Deus se vale para atrair outras pessoas para a fé. O bom exemplo sempre deixa uma boa semente lançada que, mais ou menos cedo, dará frutos.
É verdade que todos tendem a se esquivar de ações que lhes trariam algum desprezo ou ridicularização por parte de amigos, colegas de trabalho, colegas..., ou simplesmente o desconforto de ir contra a corrente. Mas também é verdade que o amor a Cristo, a quem tanto devemos, nos ajuda a superar essa tendência, para recuperar a "liberdade dos filhos de Deus", que nos leva a nos mover com facilidade e simplicidade, como bons cristãos, nos ambientes mais adversos.
Fonte: https://religionlavozlibre.blogspot.com/2023/11/los-respetos-humanos-son-anticristianos.html