‹ voltar
13 de Dezembro - Santa Luzia
Nascida em Siracusa, na Itália, no ano de 283, Lúcia – mais conhecida como Santa Luzia – pertencia a uma rica família cristã e era uma das meninas mais lindas da cidade. Seu pai morreu quando ela tinha 5 anos de idade e sua mãe estava muito doente. Por isso Luzia, que tinha muita devoção cristã, se consagrou a Jesus Cristo e fez um voto eterno de castidade.
Certa vez, Luzia e sua mãe foram até a cidade de Catânia para rezar junto ao corpo de Santa Águeda, que tinha morrido por se recusar a negar sua fé cristã. Elas participaram da missa e depois esperaram a igreja ficar vazia para que Luzia pudesse rezar junto ao corpo da Santa e pedir a intercessão dela para que sua mãe fosse curada. Durante a oração, Luzia adormeceu e sonhou com Santa Águeda rodeada por anjos dizendo: Luzia minha irmã, por que me pedes algo que tu mesma podes conceder? Luzia acordou imediatamente e foi ver sua mãe para contar sobre o sonho, e quando a encontrou, sua mãe estava curada. Ela aproveitou o momento e contou para a mãe que tinha feito o voto de castidade, e prometeu que iria doar todos os seus bens para os pobres.
As duas voltaram para casa e começaram a distribuir todos os bens da família aos pobres da cidade, mas tanta generosidade chamou a atenção das pessoas da cidade, e principalmente de um jovem pagão que era apaixonado por Luzia. Esse rapaz conversou com a mãe de Luzia e deduziu que Luzia era cristã, o que era proibido naquela época. Por isso, ele denunciou Luzia. A menina foi presa e acabou na frente do Imperador de Roma que tentou convencê-la a negar sua fé em Cristo e aceitar os deuses pagãos. Mas Luzia estava cheia do Espírito Santo de Deus e o Imperador percebeu que não seria capaz de convencê-la. Então, ordenou que ela fosse martirizada.
O Imperador ordenou que Luzia fosse viver em um prostíbulo, mas a garota se recusou, fincou os pés do chão e disse não sairia dali de jeito nenhum. E ninguém conseguiu retirá-la. Nem mesmo os soldados do imperador. Naquele tempo, uma menina virgem, mesmo que não tivesse feito nenhum voto de castidade, preferia a morte a ser violada. E como não conseguiram retirar a Santa do lugar, resolveram atear fogo nela ali mesmo. Mas Luzia rezou essa oração: Senhor Deus, Jesus Cristo meu Rei, não deixe que estas chamas me façam mal algum. E por milagre, a Santa não sentiu absolutamente nada, sua pele não ficou nem avermelhada com o calor das chamas.
Mas a crueldade continuou, e o imperador mandou um soldado arrancar os olhos da santa e entregá-los para ela mesma em um prato. Mas assim que os olhos de Santa Luzia foram arrancados, outros olhos cresceram milagrosamente no seu rosto, ainda mais lindos e perfeitos do que os olhos que tinham sido arrancados. Diante dos milagres, decidiram cortar a cabeça de Santa Luzia. Antes que o soldado decepasse sua cabeça, suas últimas palavras foram estas: Adoro um só Deus verdadeiro, a quem prometi amor e fidelidade.
Era 13 de dezembro do ano 304, o dia do seu martírio, por causa disso no dia 13 de dezembro, nós comemoramos o dia de Santa Luzia.
Os milagres de Santa Luzia se espalharam muito rapidamente, e muitos pagãos que conheceram a sua história, se converteram ao cristianismo. Santa Luzia ficou conhecida como a Santa da luz e da visão.
Orações a Santa Luzia
Ó Santa Luzia, que preferistes deixar que os vossos olhos fossem vazados e arrancados antes de negar a fé e conspurcar vossa alma. E Deus, com um milagre extraordinário vos devolveu outros dois olhos sãos e perfeitos para recompensar vossa virtude e vossa fé, e vos constituiu protetora contra as doenças dos olhos. Eu recorro a vós para que protejais minha vista e cureis a doença dos meus olhos. Ó, Santa Luzia, conservai a luz dos meus olhos para que eu possa ver as belezas da criação. Conservai também os olhos de minha alma, a fé pela qual posso conhecer o meu Deus, compreender os seus ensinamentos, reconhecer o seu amor para comigo e nunca errar o caminho que me conduzirá onde vós, Santa Luzia, vos encontrais em companhia dos anjos e santuário. Santa Luzia, protegei meus olhos e conservai minha fé. Santa Luzia rogai por nós! Amém.
Santa Luzia, que mantiveste a Fé e a confiança em Deus, mesmo tendo passado por um grande sofrimento. Ajudai-me a não duvidar da Protecção Divina, defendei-me da cegueira não somente física mas também espiritual, e atendei este meu pedido: (Faça o seu pedido) Conservai a luz dos meus olhos para que eu tenha força para mantê-los sempre abertos para a verdade e a justiça, e para que possa contemplar as maravilhas do Universo, o brilho do sol e o sorriso das crianças. Oh, minha querida Santa Luzia, agradeço-te por teres ouvido a minha súplica. Por Jesus Cristo, meu irmão e amigo, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Oração de Santa Luzia para melhorar a visão
Creio em ti, Santa Luzia, dos cegos a padroeira. Creio em ti, Santa Luzia, das boas novas mensageira. Rogo a ti, ó Santa Luzia, que me dês boa visão para que eu possa ver as maravilhas da criação. Ó minha Santa Luzia, Luzia santa querida, as maravilhas da criação são os milagres da vida. Eu quero ver esses milagres. Eu quero ver essa magia. Eu quero luz nos meus olhos. Eu quero ver, Santa Luzia. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Oração para curar problema nos olhos
Ó Deus, a vós recorro por intermédio de Santa Luzia, virgem e mártir, padroeira de todos os que sofrem de doenças dos olhos, afastai ou curai as doenças que prejudicam nosso olhar. Dai-nos olhos atentos às vossas maravilhas, as necessidades e aos sofrimentos de nossos irmãos. Que a bênção de Santa Luzia ajude a contemplar a vossa glória, presente na criação e na eternidade. Amém.
Pequena oração de Santa Luzia
A próxima e última oração de Santa Luzia é o que se chama de Oração-poema. Ela é curtinha e singela.
Vem Santa Luzia, de noite e de dia, trazei-me essa luz, dos braços da cruz. Se a nuvem de sangue é de água formada, pelo Cristo será desmanchada. Por Santa luzia, vais ter alegria, de ver que essa luz, que no céu se produz.