‹ voltar
Estátua da Virgem Maria com 24 metros de altura é erguida em Abidjan, Costa do Marfim.
Na comuna de Cocody, a noroeste de Abidjan, Costa do Marfim, um monumento mariano de 24 metros de altura foi erguido na paróquia de San Juan. Em seu cume repousa uma estátua da Virgem Maria, que foi batizada de "Nossa Senhora de Cocody" em 7 de outubro de 2023 pelo Cardeal Jean-Pierre Kutwa, Arcebispo de Abidjan.
A construção do monumento foi financiada pessoalmente pelo prefeito católico local, Jean-Marc Yacé.
Em sua homilia, o Arcebispo de Abidjan declarou que a construção desse monumento mariano afirma e mostra aos habitantes de Cocody e de toda a Costa do Marfim o quanto a presença materna da Mãe da Igreja nesse lugar é tranquilizadora e protetora. Esta é a essência da presença de toda mãe.
O prelado também lembrou que, devido ao papel único e inegável desempenhado por Maria na história da salvação, a consagração à Santíssima Virgem é uma forma privilegiada e eficaz de viver nossa fé em Cristo.
Nesse dia de festa de Nossa Senhora do Rosário, o prelado da Costa do Marfim reiterou aos fiéis o compromisso ao qual este mês está especialmente dedicado. "Queremos, neste dia e aos pés desta torre mariana, acolher o pedido maternal de Nossa Senhora, comprometendo-nos a rezar com fé o rosário pela paz nas famílias, nas nações e no mundo inteiro".
"Estamos cientes de que a verdadeira paz se espalha onde os homens e as instituições se abrem ao Evangelho. Portanto, juntos, comprometamo-nos a abrir amplamente as portas de nosso coração e de nossa vida, para permitir que os valores evangélicos penetrem em nós!”, exortou.
"Rezo para que, aos pés desta torre, nos reunamos para mostrar que é possível construir pontes em lugar de torres de Babel: pontes que nos conectem com Deus, mas também com nossos irmãos e irmãs", declarou o cardeal.
Por sua vez, o prefeito Jean-Marc Yacé expressou sua esperança de que "essa torre possa trazer sua luz, sua graça, sua paz e sua coesão nacional". Yacé, um empresário de 62 anos, governa esse município de 500.000 habitantes desde 2018 e foi reeleito em setembro passado para um novo mandato de cinco anos.
Em 28 de outubro de 2019, ele consagrou sua comuna à "augusta mãe de Deus, a Santíssima Virgem Maria", durante uma missa celebrada na paróquia de San Juan.