‹ voltar
PADRE PIO, O PAI ESPIRITUAL
PADRE PIO, O PAI ESPIRITUAL
Padre Pio é, de fato, um santo conquistador. Ele o foi quando ainda estava conosco, aqui neste mundo, e continua sendo na Pátria Celeste. Foi assim comigo e é assim com muitas pessoas com quem eu convivo em comunidade. Quando estava no início da minha caminhada com o Senhor, tinha muita resistência com relação à devoção dos santos da Igreja Católica por causa de irmãos protestantes que me questionavam no meu trabalho. Sempre que alguém me perguntava sobre minha devoção, eu dizia que era somente de Jesus, que não precisava de nenhum santo, mas respeitava aqueles que tinham as suas devoções. Assim foi por algum tempo, até que comecei a perceber, em todos os lugares, encontros religiosos, nos acampamentos, nas estampas das camisetas, adesivos de Padre Pio, e isso me incomodava, porque, aparentemente, as imagens de Padre Pio são recentes e não muito piedosas. Algumas trazem a sua foto com um ar de nervoso, como que exortando e, na época, ele nem tinha sido beatificado ainda, porém, já era considerado pelas pessoas um grande santo. Depois desses questionamentos, dessa dureza de coração, ganhei um livro do Padre Pio com as suas frases, seus pensamentos. Quando me deparei com as lutas que aquele padre tinha com os demônios e a sua relação com os santos anjos, eu me apaixonei, fui conquistado.
Depois de conhecê-lo, comecei a comprar muitos livros de Padre Pio, e tudo foi muito natural. Quando eu percebi, ele já estava na minha vida. Outro fator interessante é que Padre Pio foi me aproximando de pessoas que se diziam também filhos espirituais dele. Nunca tive grandes experiências místicas com Padre Pio. Até um tempo atrás, eu o cobrava muito, mas, depois de fazer a sua novena, fui levado a falar muito dele para as pessoas, comecei a perceber que eu era um grande propagador de Padre Pio. As pessoas me procuravam para falar das suas experiências com ele, pedir mais detalhes etc. Fui percebendo que o padre me queria como um filho propagador. Na Canção Nova, sinto-me um grande propagador desse santo, e já o apresentei a vários irmãos que, hoje, são grandes filhos espirituais dele, pois, como eu disse: basta conhecer a sua história, a sua luta, a sua santidade, para se tornar um filho de Padre Pio e, como ele mesmo disse: “uma alma por mim socorrida jamais será por mim esquecida”. Eu lhe apresento Padre Pio!
OS FILHOS ESPIRITUAIS DO PADRE PIO
Frei Modestino ia frequentemente visitar Padre Pio no Convento e sentia-se muito honrado de ser considerado um de seus filhos espirituais, então pensando certa vez justamente na graça divina de ser dirigido espiritualmente por ele, lhe fez um pedido muito especial:
- Padre Pio existem pessoas que não podem vir até aqui para se confessarem com o Senhor e serem seus filhos espirituais. Pensei então numa solução se for do seu agrado e se o senhor me permitir...
Padre Pio perguntou então para ele: No que consiste o que deseja me pedir?
- Gostaria de assumir como seus “filhos espirituais” todos aqueles que se comprometerem a rezar um terço por dia e, de tempo em tempos, mandassem celebrar uma Missa em suas intenções.
Padre Pio abrindo os braços e erguendo-os para o céu respondeu prontamente: E achas que eu poderia renunciar a este grande benefício? Faça o que me pede e eu te assistirei!
Em outra ocasião, Frei Modestino perguntou o que deveria dizer aos seus filhos espirituais; Padre Pio Respondeu: Diga-lhes que vou animá-los sempre, para que sejam perseverantes na oração e na prática do bem!
No dia 20 de setembro de 1968, em reunião internacional de Grupos de Oração de Padre Pio, Frei Modestino foi a San Giovanni e após concelebrar a Missa com Padre Pio, dentre outros, São Pio lhe deu um presente muito especial: Confio a você o rosário para divulgá-lo e difundi-lo entre meus filhos. Frei Modestino foi um dos grandes divulgadores desta aliança de amor ao Padre Pio através de seus filhos espirituais que nos dias de hoje são incontáveis.
Após a morte de Padre Pio, Frei Modestino, como seu filho espiritual, acabou exercendo um papel fundamental em seu processo de canonização, foi convocado para testemunhar, catalogar e colocar em exposição as roupas e objetos pessoais de uso do santo estigmatizado. Frei Modestino faleceu em 14 de agosto de 2011, aos 94 anos e em ares de santidade. Seu processo de beatificação foi aberto em 2020. A história deste filho espiritual de São Pio nos recordou que a santidade é contagiosa, e nós queremos nos contagiar dessa santidade.
COMO SE TORNAR UM FILHO ESPIRITUAL DE PADRE PIO?
1 - Viver intensamente sob a graça divina.
2 - Provar sua fé através de palavras e ações, levando uma vida verdadeiramente cristã.
3 - Desejar permanecer sob a proteção de Padre Pio e participar dos frutos de suas orações e sofrimentos.
4 - Imitar as virtudes de Padre Pio, particularmente seu amor por Jesus Crucificado, pelo Santíssimo Sacramento, por Nossa Senhora, pelo santo Anjo da Guarda e pelo autêntico Magistério da Igreja.
5 - Ter um sincero espírito de caridade para com todos.
CONSAGRAÇÃO COMO FILHO ESPIRITUAL DE SÃO PIO DE PIETRELCINA
Ó meu glorioso São Pio, que dissestes que ficarias na porta do Paraíso até que o último dos vossos filhos(as) espirituais entrasse. Considerai humildemente este(a) vosso(a) pobre e pecador(a) devoto(a) como vosso(a) filho(a) espiritual e aceitai minha consagração hoje e sempre a vós. Não só desejo me consagrar a vós, mas também imitar-vos. Por isto vos peço, glorioso São Pio de Pietrelcina, vós que fostes a imitação de Cristo, adorador da Santíssima Eucaristia, filho predileto de Nossa Senhora, amigo de vosso anjo da guarda, irmão da Cruz, pai da penitência e mestre da oração, rogai por mim para que eu consiga receber as graças necessárias para obter minha filiação espiritual junto a vós, e assim ser digno(a) de ter-vos como intercessor, juntamente com Nossa Senhora e meu santo Anjo da guarda, e assim alcançar uma verdadeira conversão, a qual necessito nesta vida para conseguir um dia alcançar a glória eterna com Deus no Paraíso pelos séculos dos séculos. Amém.
Reza-se 5 Pai-nosso, 5 Ave Maria e 5 Glórias diariamente.
VALEI-NOS SÃO PIO DE PIETRELCINA! ROGAI E INTERCEDEI AO BOM DEUS POR NÓS!