‹ voltar
10 anticoagulantes naturais que ajudam a evitar doenças como AVC e Infarto
Quem tem problemas de coagulação no sangue – que é o processo no qual o sangue perde sua liquidez e forma coágulos – precisa seguir uma dieta anticoagulante. Embora a coagulação tenha seus benefícios, pois ajuda a evitar a uma hemorragia (perda de sangue) em casos de lesões, quando é causada por alguns fatores, pode causar problemas, como:
Ataque cardíaco – acontece quando há o bloqueio do fluxo sanguíneo para o músculo cardíaco.
Derrame – são danos que acometem o cérebro quando o fornecimento de sangue é interrompido.
Embolia da artéria – ocorre quando um coágulo de sangue interrompe o fluxo sanguíneo em uma artéria.
Embolia pulmonar – é quando uma ou mais artérias dos pulmões são bloqueadas por um coágulo sanguíneo.
Trombose da veia renal – ocorre quando a veia renal, encarregada por transportar sangue para fora do rim, é bloqueada por um coágulo.
Trombose venosa profunda – é a coagulação do sangue em uma veia profunda de um membro, em geral das pernas.
Angina – é um tipo de dor no peito causada pela redução do fluxo sanguíneo para o coração.
Por isso, para evitar esses problemas, o sangue precisa ser diluído para poder fluir por todas as partes do corpo. Desse modo, muitas pessoas experimentam diferentes medicamentos para deixar o sangue mais fino. No entanto, essas drogas pouco resolvem, afinal, não existe um substituto para esse processo e o sangue deve afinar naturalmente.
O que você pode fazer é seguir uma alimentação saudável e consumir bastante água.
Por isso, para prevenir esses problemas relacionados à coagulação e ajudar a diluir o sangue, listamos os melhores alimentos anticoagulantes que podem fazer parte da sua dieta.
Alho
O alho possui propriedades anticoagulantes, pois contém alto teor de vitamina B, que ajuda a diminuir os níveis da homocisteína. Em níveis elevados, a homocisteína deixa o sangue mais espesso, podendo causar a formação de coágulos. Como consequência, aumenta o risco de o paciente sofrer com uma trombose e doenças nas artérias coronárias. O alho também bloqueia a coagulação das plaquetas do sangue e diminui a rigidez dos vasos sanguíneos. Além disso, é rico em alicina, um composto com função hipotensora, ou seja, diminui a pressão sanguínea. Essa substância também ajuda a controlar os níveis de colesterol ruim (LDL) e de triglicerídeos, evitando o depósito de placas de gordura nas paredes das artérias do coração. Portanto, o consumo do alho, principalmente em jejum, acompanhado de hábitos saudáveis, pode prevenir o problema.
Gengibre
O gengibre é rico em ácido salicílico, um ácido natural com ação anticoagulante e afinador do sangue. Além disso, possui vitaminas, minerais e compostos antioxidantes que ajudam na fluidificação do sangue. Assim,o gengibre evita a formação dos coágulos, estimula o fluxo sanguíneo, ajuda a manter a elasticidade das artérias, reduz a inflamação no corpo e previne derrame.
Cúrcuma
A cúrcuma, também conhecida como açafrão-da-terra, ajuda a manter saudável o revestimento dos vasos sanguíneos. Além disso, possui curcumina, substância com ação anti-inflamatória e anticoagulante, evitando que as plaquetas se acumulem e formem coágulos.
Pimenta caiena
A pimenta caiena é rica em salicilato, substância que ajuda a afinar o sangue, impedindo a coagulação. Também possui propriedades antioxidantes, vitaminas A, B e C, protegendo, assim, o organismo contra doenças cardíacas.
Canela
A canela contém cinamaldeído, um composto anticoagulante que ajuda a evitar o agrupamento de plaquetas. Com isso, evita-se a formação dos coágulos sanguíneos e combate as inflamações no corpo.
Abacate
O abacate contém ácidos graxos, como ômega 3, que ajuda a inibir a formação de plaquetas e trombose (coagulação sanguínea). Além disso, assim como o gengibre, o abacate também contém ácido salicílico, que auxilia na prevenção e redução da trombose. Também é fonte de vitamina K, que melhora a coagulação sanguínea, vitamina C, que combate radicais livres, e magnésio, mineral que regula o açúcar no sangue.
Abacaxi
O abacaxi contém bromelina, uma enzima com propriedades anticoagulantes que ajudam a afinar o sangue. Além do mais, a bromelina tem ação anti-inflamatória, que ajuda a remover as placas nas artérias, prevenindo a trombose, varizes e aterosclerose
Óleo de peixe
O óleo de peixe contém ômega 3, ácido graxo com ação antiagregação plaquetária. Desse modo, ajuda a regular a coagulação do sangue, evitando a trombose e/ou problemas de circulação. Também auxilia na proteção das artérias e veias que compõem o sistema cardiovascular, ajuda a reduzir os níveis de colesterol, relaxa e diminui a inflamação nos vasos sanguíneos. Portanto, adicionar óleo de peixe na alimentação ajuda e muito a prevenir a coagulação do sangue.
Vitamina E
A vitamina E ajuda a modular a arteriosclerose, que é essencial para evitar problemas cardiovasculares, como infarto e derrame. Ela também tem ação antioxidante e propriedades anti-inflamatórias, ajudando a prevenir a formação de coágulos no sangue. Além disso, auxilia no controle e manutenção dos níveis de colesterol no sangue. A vitamina E pode ser encontrada em alimentos como:
Amêndoas
Nozes
Cereais
Semente de girassol
Óleos vegetais
Gérmen de trigo
Ovos
Vinho tinto
O vinho tinto é rico em polifenóis, substâncias presentes na casca da uva que inibem a formação de placas de gordura no sangue. Além disso, ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL). O consumo moderado de vinho tinto também auxilia na diminuição e controle da pressão arterial e aumenta a capacidade dilatação dos vasos sanguíneos. Para obter esses benefícios, recomenda-se tomar diariamente um cálice de vinho tinto seco.
Alimentos que devem ser evitados
Evite o excesso de sal, embutidos e outros alimentos industrializados, que são ricos em sódio e gordura trans e, por isso, comprometem a circulação sanguínea.