‹ voltar



PROFECIA SOBRE O FIM DOS TEMPOS - Por Santo Ambrósio de Optina

 

O Monge russo Santo Ambrósio de Optina (1812-1891), cujo nome de nascimento é Aleksander Mikhaylovich Grenkov, foi um clérigo da Igreja Ortodoxa Russa, canonizado em 6 de junho de 1988 na convenção do Concílio Local da Igreja Ortodoxa Russa.

Para ele não haviam segredos. Um estranho podia vir a ele e ficar mudo, mas o Ancião conhecia sua vida e suas circunstâncias, seu estado espiritual, e porque ele tinha vindo. Padre Ambrósio questionava seus visitantes, mas para alguém atento, ficava claro pelo tipo de perguntas que ele fazia, que o assunto já era conhecido por ele. Assim, um jovem da aristocracia certa vez veio a ele com a mão enfaixada e começou a se queixar que não conseguia ser curado de jeito nenhum. Outro monge e alguns leigos estavam com o Ancião então. O jovem não tinha terminado de dizer: ‘Isto dói! Dói muito!’ quando o Ancião o interrompeu: ‘E doerá mais! Porque tu ofendeste tua mãe?’


PROFECIA SOBRE O FIM DOS TEMPOS
Disse Santo Ambrósio de Optina (1846):

“Meus filhos, saibam que os últimos dias estão chegando; e como disse o Apóstolo, eles serão pobres em piedades, e heresias e cismas irão aparecer nas igrejas; e como disseram os Santos Padres, não haverá nos tronos dos Mosteiros hierarcas que não sofrerão testes e tentações na vida espiritual. Portanto, heresias irão se espalhar e enganar a muitos. O inimigo da humanidade irá atuar com esperteza, e se fosse possível, ele levaria à heresia até mesmo os escolhidos. Ele não começará negando os dogmas da Santíssima Trindade, a divindade de Jesus ou a Theotokos, mas começará a distorcer os ensinamentos dos Santos Padres, em outras palavras, o próprio ensinamento da Igreja.

A astúcia do inimigo e seus caminhos será conhecida por muito poucos - apenas aqueles que possuírem mais experiência na vida espiritual. Hereges irão dominar a Igreja, em todos os lugares, e irão nomear os seus servos, e a espiritualidade será negligenciada. Mas o Senhor não irá abandonar os Seus servos. Na verdade, o dever do inimigo é perseguir e prender os verdadeiros pastores, pois sem isso, o rebanho espiritual não poderá ser capturado pelos hereges.

Então, meu filho, quando você ver nas Igrejas o deboche dos atos Divinos, dos ensinamentos dos Santos, e da ordem estabelecida por Deus, saiba que os hereges já estarão presentes. Também fiquem atentos por um tempo, pois eles irão esconder suas más intenções, ou poderão deformar a fé divina secretamente, para que tenham sucesso ao ludibriar e enganar os inexperientes.
Eles irão perseguir os pastores e os servos de Deus, pois o demônio que estará dirigindo a heresia não terá força para destruir a ordem Divina. Como lobos em pele de cordeiro, eles serão reconhecidos por suas vanglórias, amor pela cobiça e poder. Todos eles serão traidores, causarão ódio e malícia em todos os lugares, o Senhor disse que eles podem ser facilmente reconhecidos pelos seus frutos. Os verdadeiros servos do Senhor são mansos, amam o irmão e obedecem a Igreja (ordem, tradições).

Nesta época, monges irão sofrer grandes perseguições dos hereges, e a vida monástica será ridicularizada. As famílias monásticas serão empobrecidas, e o número de monges irá cair. Os que permanecerem sofrerão violência. Estes inimigos da vida monástica, que terão apenas a aparência de piedade, irão lutar para levar os monges para o seu lado, prometendo-lhes proteção e coisas mundanas (conforto), mas ameaçarão com o exílio aqueles que não se submeterem a eles. Com essas ameaças, os fracos de coração serão humilhados (atormentados).

Se você viver para ver este tempo, alegre-se, pois nesta época o fiel que não tiver nenhuma virtude receberá sua coroa apenas por permanecer na verdade, segundo a palavra do Senhor: “Quem, pois, me confessar diante dos homens, eu também o confessarei diante de meu Pai que está nos céus.” (Mateus 10, 32)

Tema ao Senhor, meu filho, e não perca esta coroa para não ser rejeitado por Cristo e lançado na escuridão absoluta e no sofrimento eterno. Permaneça na fé com coragem e, se necessário, suporte com alegria as perseguições e os outros problemas, pois somente então o Senhor estará ao seu lado… e os santos Mártires e os Confessores assistirão com alegria à sua luta.

Mas, naqueles dias, ai dos monges que estiverem ligados a posses e riquezas e que, por amor ao conforto, concordarem em se subjugar aos hereges! Eles acalmarão a própria consciência dizendo: salvaremos o mosteiro e o Senhor nos perdoará. Infelizes e cegos, nem lhes passa pela cabeça que através de heresias e hereges o diabo entrará no mosteiro e então ele não será mais um santo mosteiro, mas paredes nuas das quais a Graça irá embora para sempre.

Mas Deus é mais poderoso que o diabo e nunca abandonará os Seus servos. Sempre haverá cristãos verdadeiros, até o fim dos tempos, mas eles escolherão locais isolados e vazios. Não tema as adversidades; tema a heresia perniciosa, pois ela afasta a graça e nos separa de Cristo, pelo que Cristo nos mandou considerar o herege como um gentio e um publicano.

E, assim, fortaleça-se, filho, na Graça de Cristo Jesus. Com alegria, apresse-se para a confissão e suporte o sofrimento como o bom soldado de Jesus Cristo, para o qual foi dito: “Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida”.

Visto em: https://cristianismoortodoxo.wordpress.com/2021/07/07/heresias-e-cismas-aparecerao-nas-igrejas-nos-ultimos-dias-santo-ambrosio-de-optina/

Busca


Sábado, 11 de Janeiro de 2025










Mulher Vestida de Sol