‹ voltar
Amuletos - Por que não tê-los consigo nem em casa?
Por acaso você tem algum destes objetos?
Tome cuidado, pois você pode estar cometendo uma grave ofensa contra Deus. Conheça o significado e o perigo deles
Você realmente conhece o contexto desses objetos que são atraentes e estão em tendência? Os amuletos estão disponíveis em todos os lugares, seja em lojas, bancas de rua ou são um presente recebido de um ente querido.
Os padres Gerardo Torres González e Tadeo López nos explicam detalhadamente por que usar esse tipo de objeto em nós e em nosso lar não é nada benéfico e, na maioria dos casos, pode incorrer em pecado.
Nossa casa deve estar consagrada a Deus
É necessário que o lar seja um lugar que nos inspire a seguir no caminho da fé, que, ao vermos nossos objetos, nosso pensamento seja adorar a Deus. É por isso´que tudo aquilo que não esteja relacionado com essa inspiração não é recomendável ter em casa.
Qualquer objeto que não esteja relacionado à adoração pura de Deus deve ser rejeitado, já que pode fazer com que caiamos em desvios na fé, atribuindo poder não a Deus, mas a energias, anjos ou entidades que não têm nada a ver com Ele, diz o Padre Gerardo.
Não se pode substituir imagens
Estes amuletos não estão no mesmo nível que os objetos religiosos, não podemos tratá-los como se fossem “a mesma coisa, mas de uma forma distinta”. Por exemplo, se houver um bracelete com três olhos turcos, não podemos nos referir a cada olho como se representasse Jesus, José e Maria.
Padre Tadeo mencionou que, se permitirmos que esses objetos tenham influência em nossa vida, isso pode ter consequências negativas, “pequenas concessões que nos fazem ‘entregar’ nossa liberdade”.
Tê-los pode ser um pecado?
Usar ou possuir esses amuletos pode ser motivo de pecado. O padre Gerardo explica que pode haver pessoas que usam esses objetos por ignorância, portanto não é uma falta por idolatria, mas sim de “negligência, porque se ignora algo que deveria saber”. Entretanto, se alguém tem conhecimento, e lhes atribui “poderes”, isso é considerado como um pecado grave que atenta contra o primeiro mandamento.
Nossa fé não é superstição. É certeza. Infelizmente, o cristão ignorante tem copiado muitas coisas de espiritualidades e doutrinas que o afastam do que o verdadeiro cristão deve ser: alguém que ama a Cristo e O coloca no centro de sua vida, afastando-se de tudo o que pode perdê-lo.
Esses objetos podem vir amaldiçoados?
Sim, esses objetos podem ser vendidos amaldiçoados. Quando você os compra, você realmente não sabe se houve alguma manipulação anterior, como menciona padre Gerardo, “podem ter forças que vêm de Satanás e você tem que ter cuidado”.
É uma realidade que o mal existe e, ao depositarmos nossa confiança nesses amuletos, que prometem “sucesso fácil” e parecem inofensivos, estamos nos afastando de Cristo e até mesmo “rejeitando a Deus”.
Objetos dos santos e de Nossa Senhora
É recomendável ter figuras, imagens religiosas, arte católica, que nos lembrem de nosso compromisso com Deus. Nos santos e na Virgem Maria, encontramos um “modelo de seguimento fiel de Cristo”. Eles serão nosso exemplo visível e a intercessão que “nos leva a depositar toda a nossa fé no Deus verdadeiro”.
Apenas tome cuidado para que as figuras que você comprar não tenham alterações de outras religiões. Sempre verifique onde você as compra e as pessoas de quem você as está comprando.