‹ voltar



Oração das Sete Ave-Marias em honra às Sete Dores de Maria Santíssima (Revelações a Santa Brígida da Suécia)

 

Santa Brígida da Suécia diz em suas revelações, aprovadas pela Igreja, que Nossa Senhora prometeu conceder sete graças a quem rezar, cada dia, sete Ave-Marias em honra de suas principais sete dores e lágrimas, meditando sobre elas.

Oração às Sete Dores de Maria Santíssima

Oração Inicial: Virgem dolorosíssima, seríamos ingratos, se não nos esforçássemos em promover a memória e o culto de vossas dores, vosso Divino Filho tem vinculado à devoção de vossas dores, particulares graças para uma sincera penitência, oportunos auxílios e socorros em todas as necessidades e perigos. Alcançai-nos, Senhora, de vosso Divino Filho, pelos Méritos de vossas Dores e lágrimas, a graça (...) Creio, Pai-Nosso, Ave-Maria em honra a Santíssima Trindade.

1ª Dor: Pela dor que sofrestes ao ouvir a profecia de Simeão, de que uma espada transpassaria o vosso Coração, Mãe de Deus, ouvi a nossa prece! (Ave Maria)

2ª Dor: Pela dor que sofrestes quando fugistes para o Egito, apertando ao peito virginal o Menino Jesus, para salvar das fúrias do ímpio Herodes, Virgem Imaculada, ouvi a nossa prece! (Ave Maria)

3ª Dor: Pela dor que sofrestes quando da perda do Menino Jesus por três dias, Santíssima Senhora, ouvi a nossa prece! (Ave Maria)

4ª Dor: Pela dor que sofrestes quando viste o querido Jesus com a Cruz ao ombro, a caminho do calvário, virgem Mãe das Dores, ouvi a nossa prece! (Ave Maria)

5ª Dor: Pela dor que sofrestes quando assististes à morte de Jesus, crucificado entre dois ladrões, Mãe da Divina graça, ouvi a nossa prece! (Ave Maria)

6ª Dor: Pela dor que sofrestes quando recebestes em vossos braços o corpo inanimado de Jesus, descido da Cruz, Mãe dos Pecadores, ouvi a nossa prece! (Ave Maria)

7ªDor: Pela dor que sofrestes quando o Corpo de Jesus foi depositado no sepulcro, ficando vós, na mais triste solidão, Senhora de todos os povos, ouvi a nossa prece! (Ave Maria)

Oração Final: Dai-nos, Senhora, a graça de compreendermos o oceano de angústias que fizeram de vós a “Mãe das Dores” para que possamos participar de vossos sofrimentos e vos consolemos pelo nosso amor e nossa fidelidade. Choramos convosco, ó Rainha dos mártires, na esperança de ter a felicidade de um dia nos alegrarmos convosco no céu. Amém.

Mais informações sobre as sete dores de Maria

As sete dores de Maria são narradas na Bíblia, e a sua imagem é representada com 7 espadas ou flechas em seu coração. Veja quais foram as provações que Maria passou pelo seu Filho:

1 - A profecia de Simeão - O Espírito Santo havia prometido a Simeão que ele não morreria sem antes conhecer o filho do Senhor. Quando Maria e José vieram apresentar o menino Jesus no Templo, com 40 dias de nascido, Simeão tomou o menino nos braços e entoou um cântico que profetiza Jesus traria a redenção para o Mundo, mas que para isso, ele precisaria cair: “Agora tu, Senhor, despedes em paz o teu servo Segundo a tua palavra; Porque os meus olhos já viram a tua salvação, a qual preparaste ante a face de todos os povos: Luz para revelação aos gentios, E glória do teu povo de Israel.” (Lucas 2:29-32). Ao devolver Jesus aos braços de Maria, ele disse: “: ‘Eis que este menino foi colocado para a queda e para o soerguimento de muitos em Israel, e como um sinal de contradição” (Lucas 2:34-35). Com seu filho ainda recém-nascido, Maria soube através da profecia do tamanho da dor que Jesus iria passar para a redenção do mundo.

2 - A fuga da Sagrada Família para o Egito - Logo que Jesus nasceu, Maria e José tiveram que fugir para o Egito com o filho de Deus. Isso ocorreu devido ao ciúmes e receio do Rei Herodes. Quando os 3 Reis Magos partiram em busca do Filho de Deus, eles dirigiram-se a Herodes perguntando onde encontrar o recém-nascido “Reis dos Judeus”. Com medo de perder o trono, Herodes manda matar todos os recém-nascidos da região. Alertados, Maria e José fogem com Jesus. Este episódio da vida de Maria, deu origem a Nossa Senhora do Desterro, que intercede e dá proteção em viagens.

3 - O desaparecimento de Jesus por três dias - Quando Jesus tinha aproximadamente 12 anos, ele acompanhou seus pais a Jerusalém para a celebração da Páscoa Judaica. Na volta da viagem, eles não perceberam a ausência de Jesus, pois pensavam que ele ia mais à frente com outros familiares. Mais que depressa eles voltaram a Jerusalém e buscaram por Jesus incessantemente, só o encontrando ao fim de 3 dias. Ele estava no Templo, rodeado de anciãos, que estavam impressionados com a sua inteligência e sabedoria sendo tão jovem. Maria questionou o menino por não os ter acompanhado, e Jesus disse: “Por que me procuráveis? Não sabíeis que eu devia estar na casa de meu Pai?” (Lucas 2:49)

4 - O encontro de Maria e Jesus a caminho do Calvário - Quando Jesus levava a cruz ao Calvário a caminho da crucificação, Jesus encontra com Maria, sua mãe, que acompanha com o coração em lágrimas a dor e o martírio de seu filho.

5 - Maria assiste a morte de Jesus na Cruz - Maria presenciou o que qualquer mãe seria incapaz de conceber: ver seu filho torturado e morto na Cruz injustamente. Existe uma prece do século XIII chamada Stabat Mater (do latim “Estava a mãe”) que relata o tormente de Maria ao ver seu filho agonizar na Cruz, veja um trecho:

“Oh! Quão triste e quão aflita

entre todas, Mãe bendita,

que só tinha aquele Filho.

Quanta angústia não sentia,

Mãe piedosa quando via

as penas do Filho seu!

Quem não chora vendo isso:

contemplando a Mãe de Cristo

num suplício tão enorme? (…)”

 

6 - Maria recebe o corpo do seu filho retirado da Cruz - Após a morte de Jesus, Maria recebeu o seu corpo em seus braços, num símbolo sublime de dor. Este momento foi retratado por Michelangelo na escultura Pietá.

7 - Maria vê o corpo de Jesus ser depositado no Santo Sepulcro - Depois de sua morte, o corpo de Jesus foi colocado em um túmulo por um fariseu chamado José de Arimateia. Maria viu o corpo de seu filho pela última vez.

 

As promessas de Maria Santíssima para quem rezar as orações diariamente


1- Porei a paz em suas famílias.
2- Serão iluminados sobre os Divinos Mistérios.
3- Consolá-los-ei em suas penas e acompanhá-los-ei nas suas aflições.
4- Conceder-lhes-ei tudo o que me pedirem, contanto que não se oponha à adorável vontade de meu Divino Filho e à santificação de suas almas.
5- Defendê-los-ei nos combates espirituais contra o inimigo infernal e protegê-los-ei em todos os instantes da vida.
6- Assistir-lhes-ei visivelmente no momento da morte e verão o rosto de Sua Mãe Santíssima.
7- Obtive de meu Filho, para os que propagarem esta devoção às minhas Lágrimas e Dores, sejam transladados desta vida terrena à felicidade eterna, diretamente, pois ser-lhes-ão apagados todos os seus pecados e meu Filho e eu seremos sua eterna consolação e alegria.

 

Santo Afonso Ligório nos diz que Nosso Senhor Jesus Cristo prometeu, aos devotos de Nossa Senhora das Dores as seguintes graças
1ª – Que aquele devoto que invocar a divina Mãe pelos merecimentos de suas dores merecerá fazer antes de sua morte, verdadeira penitência de todos os seus pecados.

2ª - Nosso Senhor Jesus Cristo imprimirá nos seus corações a memória de Sua Paixão dando-lhes depois um competente prêmio no Céu. 
3ª - Jesus Cristo guardá-los-á em todas as tribulações em que se acharem, especialmente na hora da morte. 
4ª - Por fim os deixará nas mãos de sua Mãe para que deles disponha a seu agrado, e lhes obtenha todos e quaisquer favores.


Busca


Domingo, 29 de Dezembro de 2024










Mulher Vestida de Sol