‹ voltar
SERÃO PROVADOS COMO SE PROVA O OURO NO FOGO (Zacarias 13,9) - ESSES SÃO OS SOBREVIVENTES DA GRANDE TRIBULAÇÃO (Ap 7, 13)
“Muitos serão purificados, acrisolados e provados. Os ímpios agirão com perversidade, mas nenhum deles compreenderá, enquanto que os sábios compreenderão.” (Daniel 12, 10)
Sobre a passagem bíblica acima, o que, afinal, os sábios compreenderão?
Os sábios compreenderão que a grande purificação se trata de uma serie de provas aplicadas à humanidade, e que devem ser aceitas com humildade e aproveitadas dando-se louvor a Deus, porque as dores e sofrimentos derivados dessas provações são necessários, pois servem à alma como penitência de seus pecados, e irão gerar o embranquecimento da alma.
Entretanto, aqueles que tiverem um coração cheio de impiedade não aceitarão com resignação essa purificação. Eles agirão exteriorizando todos os atos perversos sobre seus irmãos.
É isto que a passagem bíblica quer dizer com... “Os ímpios não compreenderão.” Não compreenderão para o que estará servindo a purificação; em razão disso, dentro deles se intensificará medo, revolta, desespero, violência, insubordinação à vontade de Deus. Aquilo que eles têm de ruim, e que não foi redimido, tratado, resolvido, eliminado da alma, durante o tempo da Misericórdia de Deus, por meio das graças infinitas do Sangue do Cordeiro, por meio do pedido de perdão a Deus com contrição e arrependimento, para obterem de Deus o perdão de seus pecados, gerará neles uma resposta contrária ao que Deus espera deles.
Portanto, chegarão eles no tempo da Justiça de Deus, que é o tempo da grande purificação, e serão impelidos, devido ao que está em seu próprio interior, a agirem como feras, sem moral e sem princípios, sem respeito à vida, agirem com perversidade, com crueldade contra os seus irmãos.
Um exemplo disso? Em tempo de fome mundial, quantos não se juntarão às ordas de assaltantes e anarquistas, que estarão formando grandes grupos para promoverem invasões às casas para saquearem alimentos (entre outros atos horríveis...)???
Diante de uma mesma situação vivida pela humanidade, no exemplo, a fome mundial, haverá duas reações diferentes apresentadas pelos homens:
1) os fiéis a Deus, que perseverarão na fé à promessa divina de que Deus irá prover aos Seus filhos no tempo da necessidade. Eles não roubarão nem saquearão os outros, pelo contrário, dividirão tudo o que tiverem com seus irmãos, para ajuda mútua e sobrevivência, como manda a caridade cristã, e uns apoiarão os outros nos tempos de escassez e fome. Continuarão íntegros, honestos, justos, pacientes diante das provações, sem reclamarem nem blasfemarem, mas confiando que... “todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus”. (Romanos 8, 28)
Muitos estão se preparando e estocando alimentos, para se prevenirem no período da grande fome, mas é o Senhor que os fará multiplicar (de acordo com a fé que depositarem em Deus para a realização destes milagres) quando estes, por fim, começarem a se esgotar nas suas prateleiras. É por isso que está dito: “O JUSTO VIVERÁ PELA FÉ”, na passagem bíblica da Carta aos Hebreus 10, 38. É a fé que fará com que o justo sobreviva nesse duro e difícil período que se aproxima para a humanidade.
“A fé é o fundamento da esperança, é uma certeza a respeito do que não se vê.” (Hebreus 11, 1)
“É isto o que constitui a vossa alegria, apesar das aflições passageiras a vos serem causadas ainda por diversas provações, para que a prova a que é submetida a vossa fé – (mais preciosa que o ouro perecível, o qual, entretanto, não deixamos de provar ao fogo) – redunde para o vosso louvor, para a vossa honra e para vossa glória, quando Jesus Cristo se manifestar. Este Jesus, vós o amais, sem o terdes visto; credes nele, sem o verdes ainda, e isto é para vós a fonte de uma alegria inefável e gloriosa, porque vós estais certos de obter, como preço de vossa fé, a salvação de vossas almas.” (I Pedro 1, 6-9)
“Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve.” (Salmos 51, 7)
2) os ímpios (conforme citado em Daniel 12, 10), serão infelizmente a grande maioria da humanidade, e para quem foram dadas as mesmas graças e oportunidades de salvação que os demais receberam, porém eles não as aproveitaram, não quiseram saber delas, ficaram só com o que o mundo tinha a lhes oferecer. Diante das duras provas que virão, eles só pensarão em sobreviver a qualquer custo, não importa o que terão de fazer para isso acontecer.
“Nenhum deles compreenderá” (Daniel 12, 10) a essência deste momento de purificação e acrisolamento que Deus lhes envia. Será para eles a última oportunidade de, ainda que pela dor e sofrimento, tornarem alvas as suas vestes espirituais, mas ainda assim eles desperdiçarão esta última oportunidade...
Diante de tudo que sabemos que virá para a humanidade, não se entristeça o vosso coração, porque os frutos de todas estas dores e sofrimentos serão colhidos na vida eterna.
“Mas farei passar este terço pelo fogo; purificá-lo-ei como se purifica a prata, prová-lo-ei como se prova o ouro. Então, ele invocará o meu nome e o ouvirei, e direi: “Este é o meu povo”; e ele responderá: “O Senhor é o meu Deus”. (Zacarias 13, 9)
Uma das razões (há outras...) de a humanidade ter que passar pela grande tribulação é que ela consistirá em uma grande prova para as almas. Prova necessária devido à grande infestação do mal que tomou conta deste planeta.
A finalidade das provas descritas no Livro da Revelação, portanto, será a de separar as ovelhas dos bodes, por meio de provações a todos aplicadas, que farão com que cada um tenha obrigatoriamente que escolher um lado espiritual, deixando evidentes aqueles que NÃO NEGARÃO O SENHOR, inclusive sob risco de perderem a própria vida, daqueles que SEGUIRÃO OS PASSOS DO ANTICRISTO e o acolherão como seu mestre, senhor e seu deus.
No final, cada grupo irá com aquele a quem serviu, amou e obedeceu nesta vida, para o seu respectivo lugar que lhe cabe na eternidade.
“E um dos anciãos me falou, dizendo: Estes que estão vestidos de vestes brancas, quem são, e de onde vieram? E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro. Por isso estão diante do trono de Deus, e o servem de dia e de noite no seu templo; e aquele que está assentado sobre o trono os cobrirá com a sua sombra. Nunca mais terão fome, nunca mais terão sede; nem sol nem calma alguma cairá sobre eles. Porque o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará, e lhes servirá de guia para as fontes vivas das águas; e Deus limpará de seus olhos toda a lágrima.” (Apocalipse 7, 13-17)
Eis aí a Tribulação...
“...Porque então a figueira não brotará,
nulo será o produto das vinhas,
faltará o fruto da oliveira,
e os campos não darão de comer.
Não haverá mais ovelhas no aprisco,
nem gado nos estábulos.
Eu, porém, regozijar-me-ei no Senhor.
Encontrarei minha alegria no Deus de minha salvação.
JAVÉ, meu Senhor, é minha força,
Ele torna os meus pés agéis como os da corça,
e me faz andar sobre os cimos.”
(Habacuque 3, 17-19)