‹ voltar
10 conselhos dos santos contra a preocupação excessiva
Quando temos uma preocupação que nos sobrecarrega, é reconfortante saber que os santos também eram humanos e passaram por situações como as nossas.
Os santos são uma grande fonte de sabedoria à qual nós, como católicos, podemos recorrer para descobrir como viver nossa vida comum, de maneira extraordinária.
1. Em todo lugar e enquanto você estiver neste mundo, é válida a palavra: o Senhor está próximo. Não te preocupes. (Santo Agostinho).
2. Para estarmos sempre unidos a Jesus Cristo, devemos fazer tudo com calma, sem nos preocuparmos com as dificuldades que possam surgir. Deus não vive em corações atribulados. (Santo Afonso de Ligório).
3. A pessoa que caminha em direção a Deus e não elimina suas preocupações e nem controla suas paixões, caminha como alguém que empurra um carro morro acima. (São João da Cruz).
4. Mesmo que realizes muitas coisas, não progredirás rumo à perfeição se não aprenderes a negar tua vontade e a te submeter, deixando de te preocupar contigo mesmo e com tuas coisas. (São João da Cruz).
5. Não te deixeis perturbar, nem deixes de rezar, que é o que quer o demônio. (Santa Teresa de Ávila).
6. Que nossos pensamentos e imaginação não nos perturbem... o remédio é ter paciência e sofrer por amor a Deus. (Santa Teresa de Ávila).
7. Quando estou dividido dentro de mim é porque não estou unido a Deus (São Bernardo).
8. Grande é a minha incapacidade, mas Deus é todo-poderoso; coloco toda a minha confiança somente nEle. (São Francisco Xavier).
9. Viva em paz e não se deixe enganar pelo diabo. (São Pio de Pietrelcina).
10. Ora e espera. Não te agites; a agitação é inútil. Deus é misericórdia e ouvirá tua oração. (São Pio de Pietrelcina).
As preocupações são inevitáveis; em maior ou menor grau, elas virão até nós de tempos em tempos. Entretanto, agora sabemos que é possível viver em paz, desde que vivamos com o Senhor.