São João Batista é um personagem significativo do Novo Testamento, como muitos personagens bíblicos, seu nascimento é um milagre. O Evangelho de São Lucas relata os acontecimentos que acompanharam a vinda ao mundo de Cristo, em particular o nascimento de João Batista, Precursor e primo de Jesus. João Batista é filho de Zacarias, sacerdote no templo de Jerusalém e Isabel, a irmã mais velha de Santa Ana. Zacarias e Isabel não tinham filhos devido à esterilidade de Isabel e já eram de idade avançada.
Um dia, quando Zacarias é o responsável por apresentar as oferendas ao Templo, o Anjo Gabriel aparece a ele anunciando o nascimento iminente de um filho chamado João “Desde o ventre da mãe, ficará cheio do Espírito Santo. Ele fará voltar muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus. Caminhará à frente deles, com o espírito e o poder de Elias” (Lc 1, 5-25). Zacarias, não acreditando neste anúncio ficou mudo, no entanto Isabel estava realmente grávida. Seis meses depois, o Anjo Gabriel vem anunciar à Virgem Maria que ela vai ser a mãe do Salvador, é a Anunciação (Lc 1, 26-38). Nesta visita, o arcanjo revela à Santíssima Virgem a gravidez de Isabel e então Maria dirige-se imediatamente a casa de sua prima para lhe render favores e alegrar-se com ela das maravilhas do Senhor, este acontecimento é a Visitação (Lc 1, 39-56). Quando Maria, grávida de Jesus, saudou Isabel, ela relatou “ Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou de alegria em seu ventre”. Oito dias após o nascimento, durante a circuncisão da criança, Isabel anuncia para a surpresa de todos que ele chamaria João, que significa “agraciado por Deus”, a língua de Zacarias soltou-se e ele exclamou “ João é o seu nome”. Cheio do Espírito Santo ele proclamou o conhecido Cântico de Zacarias.
Mais adiante no Evangelho, encontramos João Batista, que tornou-se adulto e vive no deserto da Judeia, vestido de pele de camelo, alimentando-se de gafanhotos e mel silvestre. João proclama a breve vinda de Cristo (Mc 1, 7-8) e as multidões vieram a ele. Ele batizava no rio Jordão, dando um batismo de conversão pela remissão dos pecados. Mesmo sendo filho de Deus, Jesus veio ser batizado por João (Mt 3, 15-17; Mc 1, 10-11; Lc 3, 21-22), a multidão viu então o Espírito de Deus descer sobre Ele e ouviram a voz do Pai: “Eis meu filho muito amado em quem ponho minha afeição". Jesus dava testemunho a João dizendo: “Entre os nascidos de mulher, não há maior que João Batista."
João não hesitou em denunciar o mau comportamento de Herodes, em particular por ter tomado como esposa Herodias, esposa de seu irmão Filipe. Herodes, portanto,mandou prender o Batista, e quanto a Herodias, seu único objetivo é matar João. A oportunidade se apresenta a ela, quando a filha de Herodias, Salomé, dança diante de Herodes e seus convidados (Mt 14, 1-2; Mc 6, 14-16; Lc 9, 7-9). Ela o agrada tanto que ele promete dar-lhe tudo o que lhe pedisse. Tendo pedido conselhos à mãe, Salomé pede que lhe tragam a cabeça de João numa bandeja. Então, Herodes ordena de decapitar João na prisão e oferece a cabeça à jovem que a leva para sua mãe. Os discípulos de João, então, vieram pedir que o corpo fosse sepultado.
No dia 24 de junho, a Igreja celebra a Solenidade da Natividade de São João Batista, três meses após a Anunciação (já que Isabel estava no seu sexto mês). A Igreja também celebra o martírio de São João Batista no dia 29 de agosto. Encontre outras vidas dos santos contemporâneos de Jesus: Santa Maria Madalena, São Pedro, São Mateus etc..
Origem e significado de São João Batista
No cristianismo, o lugar de São João Batista é muito importante, ele é o precursor de Cristo. Foi ele quem foi anunciado pelo profeta Isaías uma voz exclama: “abri no deserto um caminho para o Senhor, traçai reta na estepe uma pista para nosso Deus.”.
Assim, João Batista é o último profeta antes da vinda do Cristo, ele preparou os corações a acolherem Jesus. E quando sua missão se cumpriu, que Jesus foi conhecido, João Batista exclamou: “Nisso consiste a minha alegria, que agora se completa. Importa que ele cresça e que eu diminua. Aquele que vem de cima é superior a todos.”
Em seu sermão sobre o nascimento de João Batista, Santo Agostinho explica com clareza o lugar especial que ocupa João Batista: "João nasce de uma velha estéril. Ele é o último dos Profetas. Cristo nasce de uma jovem virgem. Ele é o futuro de Deus. O nascimento de João enfrenta a descrença e seu pai fica mudo. Maria acredita no nascimento de Cristo e ela o gera pela fé.”
Oração a São João Batista, de Santo Anselmo de Canterbury
“O bem-aventurado João, quem batizou o Filho de Deus,
estava cheio do Espírito Santo mesmo antes de nascer.
Reconheceu Deus antes que o mundo O conhecesse.
Reconheceu a Mãe do seu Deus antes mesmo que sua mãe a saudasse.
Amigo de Deus, interceda por nós. Amém.”
São João Batista nas artes
Na pintura, São João Batista é um dos temas prediletos. Entre as representações mais famosas estão as de Caravaggio e a obra de Leonardo da Vinci. São João Batista é geralmente representado como um eremita, vestido com pele de animal, seus atributos são a cruz e o cordeiro.
Na música, o Hino a São João Batista, começando com Ut queant laxis, foi escrito no século IX pelo poeta Paul Diacre. É a primeira estrofe deste hino que foi usado no século 11 por Gui d’Arezzo para dar seus nomes às notas.
Autor: São João Batista é um personagem significativo do Novo Testamento, como muitos personagens bíblicos,