‹ voltar



08 de Setembro - Natividade de Nossa Senhora

 

“De ti há de sair aquele que dominará em Israel” (Mq 5,1)

n/d

Celebramos em 08 de Setembro a Natividade de Maria, ou seja, o seu aniversário! Segundo a tradição, Maria nasceu em Jerusalém, nas imediações onde hoje existe a Igreja de Sant’ Ana. Seus pais eram Joaquim e Ana.

E qual a importância dessa data? O valor de celebrarmos a natividade de Nossa Senhora está precisamente no fato de que a partir do seu nascimento foi possível o plano salvífico de Deus de resgatar a humanidade. O nascimento de Maria é um prenúncio da boa-nova de salvação.

A Bíblia não traz informações sobre o nascimento da Virgem Maria, o que se sabe é por meio de escritos apócrifos que não foram acolhidos oficialmente no cânone da Bíblia. O apócrifo “Protoevangelho de Tiago” possui uma narrativa poética e conta episódios que aconteceram antes dos Evangelhos, entre eles o nascimento da Virgem Maria. Este escrito apresenta Joaquim como homem rico, generoso e piedoso. Porém, triste, porque ele e sua esposa não conseguiam ter filhos. Então Joaquim teria feito um retiro de 40 dias no deserto suplicando a Deus a graça de ter uma descendência, e suas preces foram ouvidas.

Ana, que também chorava muito por sua esterilidade, recebeu a visita de um Anjo que lhe disse: “Ana, Ana, conceberás e darás à luz, e em toda a terra se falará da tua descendência”. E assim aconteceu! Quando se completaram os dias prescritos pela lei, Ana cumpriu os ritos de purificação pelo parto, e pôs na menina o nome de Maria – Miriam, em hebraico, que significa “Senhora da Luz”.

São João Damasceno afirma que o nascimento a partir de uma mãe estéril era um sinal de bênçãos especiais da parte de Deus – bênçãos que recaíram não apenas sobre esse casal idoso que perseverou na oração e alcançou a graça, mas também sobre Maria – a esposa do Espírito Santo, Mãe do Filho de Deus, coroada pelos anjos como Rainha do Céu e da Terra.

A Festa da Natividade de Maria

A Igreja celebra o nascimento de Maria (em 8 de setembro) precisamente nove meses depois de comemorar a sua Imaculada Conceição (08 de dezembro). E essa festa era celebrada nas igrejas do Oriente muito antes de ser instituída na Igreja do Ocidente, onde começou a ser celebrada por iniciativa de São Maurílio, no ano de 430. A comemoração do nascimento de Maria espalhou-se rapidamente por toda a Igreja, e no ano 1245, durante o Concílio de Lyon, o Papa Inocêncio IV estendeu oficialmente a festividade a toda Igreja.

É uma celebração importante e tem um significado valioso porque a Virgem Maria foi escolhida por Deus, antes de todos os séculos, para ser a Mãe do Seu Filho, e com o seu nascimento, a vinda do Emanuel – o “Deus conosco” – começava a se concretizar. Por isso, a celebração da natividade de Maria é uma festa de esperança, e neste dia devemos exultar de alegria no Senhor.  

Padre Antônio Vieira, filósofo, escritor e orador português da Companhia de Jesus, realizou um belíssimo sermão sobre a natividade de Maria. Ele dizia:

“Quereis saber quão feliz, quão alto é e quão digno de ser festejado o Nascimento de Maria? Vede o para que nasceu. Nasceu para que dela nascesse Deus. (…) Perguntai aos enfermos para que nasce esta celestial Menina, dir-vos-ão que nasce para Senhora da Saúde; perguntai aos pobres, dirão que nasce para Senhora dos Remédios; perguntai aos desamparados, dirão que nasce para Senhora do Amparo; perguntai aos desconsolados, dirão que nasce para Senhora da Consolação; perguntai aos tristes, dirão que nasce para Senhora dos Prazeres; perguntai aos desesperados, dirão que nasce para Senhora da Esperança. Os cegos dirão que nasce para Senhora da Luz; os discordes, para Senhora da Paz; os desencaminhados, para Senhora da Guia; os cativos, para Senhora do Livramento; os cercados, para Senhora da Vitória. Dirão os pleiteantes que nasce para Senhora do Bom Despacho; os navegantes, para Senhora da Boa Viagem; os temerosos da sua fortuna, para Senhora do Bom Sucesso; os desconfiados da vida, para Senhora da Boa Morte; os pecadores todos, para Senhora da Graça; e todos os seus devotos, para Senhora da Glória. E se todas estas vozes se unirem em uma só voz, dirão que nasce para ser Maria e Mãe de Jesus” (Sermão do Nascimento da Mãe de Deus).

Prece pelo nascimento da Virgem Maria

Abri, ó Deus, para os Vossos servos e servas, os tesouros da Vossa graça; e assim como a maternidade de Maria foi a aurora da salvação, que a festa de seu nascimento aumente em nós a Vossa paz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Visto em: https://cordemaria.com.br/natividade-de-nossa-senhora/

Busca


Segunda-feira, 16 de Setembro de 2024










Mulher Vestida de Sol