28 Setembro 2024
Fonte: https://www.sciencefocus.com/planet-earth/mystery-skyquakes-are-ripping-through-the-world-and-nobody-knows-why
Se você já ouviu um barulho alto e distante sem nenhuma explicação óbvia, como uma tempestade ou um cano de descarga, então você pode ter experienciado um skyquake (estrondo no céu). Skyquakers têm sido relatados em todo o mundo e os habitantes locais têm nomes diferentes para eles em diferentes regiões.
Perto do lago Sêneca, no Estado de Nova Iorque, eles são conhecidos como ‘Seneca guns’, na Bélgica eles são chamados de ‘mistpoeffers; e os japoneses referem-se a eles como ‘uminari’, que significa literalmente ‘gritos do mar’.
Muitas explicações foram apresentadas, incluindo erupções solares, terremotos rasos, tsunamis, colapsos de cavernas subaquáticas e avalanches. Outros acreditam que são estrondos sonoros de aviões militares. Mas isso não pode explicar relatos históricos de terremotos. Alguns cientistas sugeriram que um tipo de meteoro, chamado bólido, poderia ser a causa. Estas rochas espaciais explodem quando atingem a atmosfera da Terra. Se isso acontecesse acima de uma nuvem espessa, o som poderia ser amplificado em uma área ampla, mas nenhuma evidência física alcançaria o solo.
Uma explicação alternativa é o gás que escapa dos sedimentos de um lago. Várias áreas de tensão para a atividade skyquaker estão perto de grandes lagos profundos, como Seneca. Mas também foram relatados skyquakers longe de tais massas de água.
Em 2020, pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte cruzaram artigos de notícias locais com dados coletados por uma rede de sensores atmosféricos e sismógrafos. Não conseguiram identificar qualquer atividade sismica que coincidisse com os acontecimentos, pelo que concluíram que os sons deviam vir da atmosfera.
Dada a diversidade de locais e explicações, é possível que skyquakers em diferentes partes do mundo tenham causas diferentes. Mas, por enquanto, sua verdadeira causa, ou causas, permanece misteriosa.