‹ voltar



Novena de Nossa Senhora da Conceição (Festa: 8-12)

 

Entre todas as criaturas de Deus, a Virgem Maria foi a única concebida sem a mancha do pecado original. Esta é verdade que fundamenta o dogma da Imaculada Conceição.

Conheça a origem e reze a novena da Imaculada Conceição em preparação a esta grande solenidade, celebrada pela Igreja no dia 8 de dezembro.

 

O dogma da Imaculada Conceição

“Tota pulchra es: Toda sois formosa, ó Maria, e não há em vós mácula original”. Este grito de espanto, que faz de portada o ofício da Imaculada Conceição, corresponde bem aos sentimentos que dominam a humanidade, ao ver-se presa da sordidez do mal, na presença da pureza irradiante da Virgem Santíssima.

Decretara Deus, desde toda a eternidade, fazer de Maria a Mãe do Verbo Encarnado e, por essa razão, a revestiu com as galas da santidade e lhe torou a alma morada digna para seu Filho. A redenção total, que desde a Conceição preservava a Senhora do contágio do mal, não deve separar-se da nossa própria redenção operada por Jesus. Colocada no coração do Advento, a festa da Imaculada Conceição anuncia os esplendores da Encarnação redentora. Instituiu-a Pio IX, depois da proclamação do dogma, em 8 de dezembro de 1864, mas esta solenidade tinha já, na história da Igreja, mais de um precedente.

Já no século VII se celebrava no Oriente a festa da Conceição da Virgem Santíssima e no IX e XI vamos encontrá-la respectivamente na Irlanda e na Inglaterra. Estas festas antigas são a voz da tradição a testemunhar, a respeito de Nossa Senhora, o culto ininterrupto da sua pureza imaculada, e Pio IX, definindo dogma a Imaculada Conceição, não fez mais que precisar, em termos teológicos, o que vinha sendo, através dos séculos, a fé constante da Igreja.

 

Orações preparatórias

Vinde, Espírito Santo, enchei o coração dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor.

?. Enviai o vosso Espírito, e tudo será criado.

?. E renovareis a face da terra.

Oremos. Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, concedei-nos amar, no mesmo Espírito, o que é reto e gozar sempre a sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. ?. Amém.

Ó Virgem puríssima concebida sem pecado, desde o primeiro instante toda bela e sem mancha. Ó gloriosa Maria, cheia de graça e Mãe de meu Deus, Rainha dos anjos e dos homens. Humildemente vos venero como Mãe do meu Salvador, que, sendo Deus, me ensinou com sua estima, respeito e submissão a vós a honra e a homenagem que vos devo prestar. Dignai-vos acolher-me a mim, que nesta novena a vós me consagro. Sendo vós refúgio seguro dos pecadores arrependidos, tenho razão para recorrer a vós; sendo Mãe de misericórdia, não podeis não vos compadecer de minha miséria; sendo, depois de Jesus Cristo, toda a minha esperança, não podeis não vos agradar da tenra confiança que em vós tenho. Fazei-me digno de chamar-me vosso filho, a fim de que possa dizer com confiança: Mostrais que sois Mãe.

— Em seguida, reza-se uma Ave-Maria, um Glória e a oração do dia:

Primeiro dia:  Eis-me aqui aos vossos pés santíssimos, ó Virgem Imaculada. Alegro-me grandemente convosco, eleita desde a eternidade para ser Mãe do Verbo eterno e preservada da culpa original. Dou graças e bendigo à Santíssima Trindade, que vos enriqueceu com este privilégio em vossa Conceição, e suplico-vos humildemente que me alcanceis a graça de vencer as tristes sequelas que em mim deixou o pecado original. Fazei que eu as supere e não deixe mais de amar ao meu Deus .

— Em seguida, reza-se o hino abaixo (ou a ladainha de Nossa Senhora):

?. Toda bela sois, Maria.

?. Toda bela sois, Maria.

?. E sem a mancha original.

?. E sem a mancha original.

?. Sois a glória de Jerusalém.

?. Sois a alegria de Israel.

?. Sois a honra do nosso povo.

?. Sois a Advogada dos pecadores.

?. Ó Maria.

?. Ó Maria.

?. Virgem prudentíssima.

?. Mãe clementíssima.

?. Rogai por nós.

?. Intercedei por nós ao Senhor Jesus Cristo.

Em seguida, reza-se:

?. Em vossa Conceição, ó Virgem, fostes imaculada.

?. Rogai por nós ao Pai cujo Filho destes à luz.

Oremos. Ó Deus, que pela Imaculada Conceição da Virgem Maria preparastes uma digna morada para o vosso Filho e em atenção aos méritos futuros da morte de Cristo a preservastes de toda mancha, concedei-nos, por sua intercessão, a graça de chegarmos purificados junto de Vós. Ó Deus, pastor e guia de todos os fiéis, olhai propício para o vosso servo N., que constituístes pastor de vossa Igreja; dai-lhe, nós vos pedimos, servir por palavra e exemplo aqueles a quem governa, a fim de alcançar a vida eterna com o rebanho que lhe foi confiado. Ó Deus, nosso refúgio e fortaleza, ouvi as piedosas súplicas de vossa Igreja, Vós que sois o autor da piedade, e concedei-nos alcançar eficazmente o que com confiança vos pedimos. Por Cristo, Senhor nosso.

?. Amém.

Segundo dia: Ó Maria, lírio imaculado de pureza, alegro-me convosco, que desde o primeiro instante de vossa Conceição fostes cumulada de graça e recebestes o uso perfeito da razão. Dou graças e adoro à Santíssima Trindade, que vos concedeu dons tão sublimes. Confundo-me todo diante de vós, vendo-me tão pobre de graça. Vós, que fostes plenamente cumulada de graça celeste, fazei-me participar e compartilhar dos tesouros de vossa Imaculada Conceição.

Terceiro dia: Ó Maria, rosa mística de pureza, alegro-me convosco, que em vossa Imaculada Conceição triunfastes gloriosamente da serpente infernal e fostes concebida sem a mancha do pecado original. Dou graças e louvo com todo o coração à Santíssima Trindade, que vos concedeu tal privilégio, e vos suplico que me alcanceis a força para superar todas as insídias do inimigo infernal e não manchar com o pecado a minha alma. Ajudai-me sempre e fazei-me, com vossa proteção, triunfar sempre do inimigo comum de nossa eterna salvação.

Quarto dia: Ó Imaculada Virgem Maria, espelho de pureza, encho-me de sumo gozo ao ver que vos foram infusos desde a vossa Conceição os dons mais sublimes e perfeitos de virtude e também todos os dons do Espírito Santo. Dou graças e louvo à Santíssima Trindade, que vos favoreceu com estes privilégios, e vos suplico, ó Mãe benigna, que me alcanceis a prática da virtude e a graça de tornar-me digno de receber os dons e a graça do Espírito Santo.

Quinto dia: Ó Maria, lua reluzente de pureza, alegro-me convosco, pois o mistério de vossa Imaculada Conceição foi o início da salvação de todo o gênero humano e a alegria do mundo inteiro. Dou graças e bendigo à Santíssima Trindade, que assim vos engrandeceu e glorificou, e vos suplico que me alcanceis a graça de saber aproveitar-me da paixão e morte do vosso Jesus. Que não seja para mim inútil o Sangue derramado na cruz, mas que eu viva santamente e me salve.

Sexto dia: Ó Maria Imaculada, estrela esplendorosa de pureza, alegro-me convosco, porque a vossa Imaculada Conceição foi motivo de grandíssima alegria para todos os anjos do paraíso. Dou graças e bendigo à Santíssima Trindade, que vos enriqueceu de tão belo privilégio. Fazei-me entrar um dia nesta alegria e poder, na companhia dos anjos, louvar-vos e bendizer-vos eternamente.

Sétimo dia: Ó Maria Imaculada, aurora nascente de pureza, alegro-me convosco, admirado de que no momento mesmo de vossa Conceição fostes confirmada em graça e tornada impecável. Dou graças e exalto à Santíssima Trindade, que vos distinguiu somente a vós com este particular privilégio. Impetrai-me, ó Virgem santa, um total e contínuo horror ao pecado, mais do que a qualquer outro mal, e que eu prefira antes morrer que voltar a pecar.

Oitavo dia: Ó Virgem Maria, sol sem mancha, alegro-me convosco, cheio de gozo por terdes recebido de Deus em vossa Conceição uma graça maior e mais copiosa que a alcançada por todos os anjos e santos no auge de seus méritos. Dou graças à Santíssima Trindade, admirado da suma beneficência com que vos dispensou este privilégio. Fazei-me corresponder à graça divina e a dela não mais abusar. Transformai-me o coração e fazei que eu me arrependa desde agora de minhas culpas.

Nono dia: Ó Maria, Virgem Imaculada, luz viva de santidade, exemplo de pureza e Mãe minha. Vós, apenas concebida, adorastes profundamente a Deus e lhe rendestes graças, já que por meio de vós, desfeita a antiga maldição, derramou-se a maior bênção sobre os filhos de Adão. Fazei que esta bênção acenda em meu coração um amor ardente a Deus. Inflamai-o vós, para que eu o ame constantemente e dele goze depois para sempre no paraíso, onde poderei dar-lhe graças mais ardentemente pelos singulares privilégios que vos concedeu e gozar de vós coroada de tanta glória.

 

Oração para o dia da Solenidade da Imaculada Conceição

Ó Maria, Mãe toda amável, que tendes assistido ao vosso Filho sobre o Calvário, rogai, ah, rogai por nós pobres pecadores, agora e na hora da nossa morte! Quando amanhecerá o dia de meus últimos combates com o Inferno? Eu o ignoro, ó minha Mãe! Derramai, pois, hoje sobre mim estas graças abundantes, que dispõem para bem morrer! No artigo da morte, ó Maria, assisti-me. Rogai por nós, que talvez não possamos orar, mas que tanto tem custado a vosso divino Filho e que a vós mesma tem custado tantas lágrimas, tantas dores, tantos cuidados! Virgem fiel, mostrai, e sobretudo então, que sois nossa Mãe! Sede nossa advogada nesse terrível momento em que todas as nossas faltas se levantam contra nós para nos condenar, ou nos desesperar. Nós teremos muita necessidade da vossa misericórdia, assisti-nos poderosamente então!

O Céu e a Terra sabem que aqueles que estão cobertos da vossa proteção não poderão acabar: protegei-nos, ó Maria, cheia de bondade; eu ponho no seio da vossa maternal ternura o meu corpo, com todos os seus sentidos e minha alma, com todos os seus pensamentos e afetos! Oh, então as criaturas, meus amigos mesmo, talvez se esquecerão de mim, me abandonarão! Ó minha Mãe, não vos esqueçais, não me abandoneis! Fazei que me lembre de vos invocar frequentemente com a boca e com o coração! Alcançai-me morrer pronunciando o nome de vosso divino Filho, e do vosso casto esposo e o vosso, ó terna Mãe, Porta e Rainha do Céu! Virgem cheia de clemência, nós nos escondemos no vosso Santo Imaculado Coração: introduzi-nos no de Jesus, e conduzi-nos ao Céu.

– Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós, que recorremos a vós!


Busca


Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2024










Mulher Vestida de Sol