Repelentes caseiros espantam mosquitos e não têm contraindicações.
Além da dengue, a zika, a chikungunya e a febre amarela urbana são viroses transmitidas pelo vetor aedes aegypti. Como as epidemias de doenças causadas pelo mosquito são gravíssimas, a busca de repelentes caseiros tem aumentado. Diante deste cenário, o uso de medidas para repelir mosquitos se faz obrigatório para afastar os insetos, evitando sua picada e impedindo essas doenças. ‘Mas muitas pessoas não podem usar repelentes químicos. Seja por sensibilidade aos seus componentes ou pelo risco de problemas com seu uso’, explica o médico homeopata e acupunturista Roberto Debski. É aí que os repelentes caseiros tornam-se ainda mais importantes.
Repelente caseiro contra efeitos colaterais
Segundo o especialista, a pesquisa da Universidade de Duke detectou danos nas células do cérebro e interações dos repelentes com outros medicamentos. Outros trabalhos demonstraram que os repelentes são absorvidos pela pele e entram na corrente sanguínea, afetando as células e com potencial de causar algumas mutações genéticas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde (MS) alertam para o cuidado com o uso de repelentes contra mosquito contendo substâncias como DEET ou icaridina acima da concentração de 20% no caso dos adultos, e 10% para as crianças com mais de 2 meses de idade.
Os principais repelentes caseiros
A boa notícia é que muitas pessoas passaram a utilizar os repelentes caseiros e atestaram seu efeito para impedir a aproximação dos mosquitos vetores dessas doenças. Existem diversas ervas e óleos utilizados com essa finalidade. ‘O mais conhecido é a citronela, também há relatos de efeito repelente com o uso de lavanda, erva de gato, ou catnip, pimenta, alho, óleo de soja, lótus, óleo de semente de Neem e outros’, informa o médico Roberto Debski.
Veja a seguir alguns repelentes caseiros:
– 200 gramas de citronela
– 1 litro de álcool 70%
– Um vasilhame escuro
Como preparar:
Pegue as folhas de citronela e misture com ½ litro de álcool 70% em um vasilhame escuro e mantenha tampado por 8 dias em local seco e sem iluminação. Deve-se agitar todos os dias, duas vezes ao dia. Depois disso, coar as folhas e adicionar mais ½ litro de álcool.
Este repelente natural é conhecido como ‘repelente de pescador’. Para preparar você vai precisar:
– 500mL de álcool de cereais
– 10 gramas de cravo-da-índia
– 100mL de óleo de amêndoas, mineral ou outro qualquer
Como preparar:
Mantenha os 10 gramas de cravo-da-índia em repouso no álcool de cereais por 24 horas. Depois deste período, coe e misture a solução final com o óleo de sua escolha, para dar consistência ao repelente.
Fontes: http://arevistadamulher.com.br/viver-bem/content/2447401-repelentes-caseiros-as-solucoes-naturais-contra-a-ameaca-de-mosquitos
http://desviantes.com.br/blog/post/9-receitas-de-repelente-natural/
Busca