A origem da devoção a Nossa Senhora da Humildade é antiga e está documentada em Lucas 1, 46-55, quando a Virgem Maria canta em louvor a Deus, em gratidão a toda a obra que o Senhor fez em sua vida.
“Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor,
47 E o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador;
48 Porque atentou na baixeza de sua serva; pois eis que desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada,
49 Porque me fez grandes coisas o Poderoso; e santo é seu nome.
50 E a sua misericórdia é de geração em geração sobre os que o temem.
51 Com o seu braço agiu valorosamente; dissipou os soberbos no pensamento de seus corações.
52 Depôs dos tronos os poderosos, e elevou os humildes.
53 Encheu de bens os famintos, e despediu vazios os ricos.
54 Auxiliou a Israel seu servo, recordando-se da sua misericórdia;
55 Como falou a nossos pais, para com Abraão e a sua posteridade, para sempre.”
A própria Virgem Santíssima confessou que de sua grande humildade lhe nascera a maior alteza e soberania: “Quia respexit homilitatem ancillae suae; fecit mihi magna”.
O Milagre no afresco de Nossa Senhora da Humildade
Em 1383, Paolo Serafini pintou o afresco de Nossa Senhora da Humildade para a Capela de Santa Maria Forisportam (Santa Maria Fora dos Portões). Um século depois, a cidade de Pistoia (Toscana, Itália) entrou em erupção com sangrentos conflitos civis. Em 17 de Julho de 1490, um grupo de pessoas refugiou-se na capela. Enquanto a Missa era celebrada pelo padre Tommaso Benannati no altar de Nossa Senhora, à luz de um raio de sol, eles puderam ver escorrendo na frente da imagem da Virgem algumas gotas de um líquido de cor vermelha que descia aos pés da Virgem, escorrendo e traçando faixas largas.
Algumas testemunhas tocaram o sino, enquanto outras correram para divulgar a notícia. O combate terminou e os dois lados correram para ver o milagre. Esta perspiração durou várias semanas e meses, e os seus vestígios ainda são visíveis. Os Pistoieses choraram por esta dolorosa mágoa da Mãe Celeste, causada por sua obstinação no ódio e nas divisões: eles juraram paz e perdão e prometeram construir um Templo para a Medianeira celestial. A autenticidade do milagre, após cuidadoso exame, foi confirmado pelo Bispo Niccolò Pandolfini, pelo podestade Pietro Vettori, pelo Capitão do Povo, Gonfaloniere, e pelo Prior.
O entusiasmo e a devoção popular por Nossa Senhora da Humildade cresceram dramaticamente, tanto que surgiu imediatamente a necessidade de providenciar uma expansão da pequena igreja para acolher as multidões de crentes que vinham de todas os lugares. Um magnífico novo santuário, renomeado com a pintura, foi dedicado no local em 31 de Dezembro de 1582. A imagem mostra a humilde Madona sentada sobre uma almofada no chão, amamentando a criança em seu seio direito. A Basílica celebra a festa de Nossa Senhora da Humildade em 17 de Julho, com missa solene e as vésperas.
A devoção a Nossa Senhora da Humildade em Vila dos Arcos de Val de Vez, Portugal
Existe também uma igreja dedicada a Nossa Senhora da Humildade em Vila dos Arcos de Val de Vez, em Portugal. O templo tem cerca de mil anos e guarda uma linda imagem de Nossa Senhora da Humildade esculpida em madeira, em tamanho natural. Não se sabe a origem dessa obra de arte, nem a data em que foi feita nem quem é o autor da obra. Uma antiga tradição diz que ela veio da Índia.
A imagem que representa Nossa Senhora da Humildade é de madeira e bem esculpida. Sua estatura é da proporção natural de uma mulher perfeita, está com as mãos levantadas. É de rara beleza e mostra uma modéstia soberana e majestosa, e tanto que causa a todos os que nela põem os olhos uma profunda reverência e suma veneração. Seu adorno, além do manto de seda que lhe põem os fiéis, é uma rica coroa de prata. Quanto à sua origem, dizem os moradores daquela vila que a trouxe da índia um devoto seu, natural da mesma terra, há mais de cem anos.
Conforme as palavras de frei Agostinho de Santa Maria, do Santuário Mariano: “Não me admiro do título de Humildade com que a Rainha dos Céus, a imperatriz do mundo e Mãe de Deus quer ser invocada, porque, do muito que ela agradou ao Altíssimo por sua profunda humildade, ele a levantou à maior grandeza, elegendo-a sua Mãe.”
Festeja-se Nossa Senhora da Humildade na segunda-feira depois da oitava da Páscoa, dia em que se festeja também Nossa Senhora dos Prazeres.
Site do Santuário Basílica de Nossa Senhora da Humildade... https://basilicadellamadonna.it/
Nossa Senhora da Humildade, rogai por nós!
Fontes: https://cruzterrasanta.com.br/historia-de-nossa-senhora-da-humildade/481/102/
https://immaculate.one/mary-of-the-day-july-17-1490-our-lady-of-humility-madonna-dellumilta-pistoia-tuscany-italy/
https://basilicadellamadonna.it/
https://en.m.wikipedia.org/wiki/Madonna_dell%27Umiltà,_Pistoia
https://www.mariadinazareth.it/Immagini%20lacrimazioni/Pistoia.htm
https://www.wherewewalked.info/feasts/07-July/07-17.htm
https://www.bibliaonline.com.br/acf/lc/1