‹ voltar
Conclave: Quem são os 133 cardeais que elegerão o novo papa?
Após a morte do papa Francisco, na última segunda-feira (21), um conclave mais diverso, com 133 cardeais, de 70 países diferentes, decidirá quem será o novo pontífice da Igreja Católica. Nesta reportagem, o g1 explica:
-
por que, diferentemente do que se possa imaginar, a votação não será um “Fla x Flu” entre progressistas e conservadores;
-
quais critérios provavelmente serão usados pelos votantes (spoiler: pouco importarão posicionamentos ideológicos sobre aborto, migração ou população LGBTQIA+).
“Temos a tendência a olhar para o conclave como olharíamos para a eleição de presidente da Câmara [dos Deputados]. Essa imagem não funciona, porque os cardeais são pessoas muito independentes: cada um é como um ‘senhor feudal’ dentro da sua diocese”, afirma Francisco Borba Ribeiro Neto, sociólogo especialista em religião e ex-coordenador do departamento de fé e cultura da PUC-SP.
Quais as características principais dos 133 cardeais?
Antes de entender o que está por trás da dinâmica do conclave, veja abaixo um raio-X desse grupo de clérigos — que já é considerado o mais diverso da história recente na Igreja Católica:
CONTINUE LENDO EM...