Como as circunstâncias da vida estão além do nosso controle, estamos naturalmente tentados a ceder à ansiedade sobre o futuro. As Escrituras deixam claro em várias passagens, no entanto, que devemos confiar no SENHOR ‘com todo o nosso coração’ …
‘Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento.’ (Provérbios 3:5)
‘Confiai nEle, ó povo, em todo tempo; derramai perante Ele o vosso coração; Deus é o nosso refúgio.’ (Salmo 62:8).
‘Bendito o homem que confia no SENHOR e cuja esperança é o SENHOR. Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto.’ (Jeremias 17:7,8)
‘Confia os teus fardos ( ??? ‘y@hab’ … teus cuidados, tuas ansiedades ) ao SENHOR, e Ele te susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado.’ (Salmo 55:22)
Portanto, ‘lance o seu fardo sobre o SENHOR e Ele o sustentará’. Note que a palavra traduzida como ‘fardo’ (ou seja, ??? ‘y@hab’) neste versículo do Salmo 55, acima citado, vem de um verbo que significa ‘dar’, ‘prover’, ‘atribuir’ … o que sugere que nosso ‘fardo’ é ‘algo que nos é dado’, isto é, as ‘cargas’ ou as situações e circunstâncias de nossas vidas.
Partindo de uma forma figurativa, devemos ‘lançar a nossa sorte’ sobre o SENHOR e confiar que Ele nos sustentará … A antiga tradução grega das Escrituras judaicas ( ou seja, a LXX / a Septuaginta ), traduz a palavra hebraica ??? ‘y@hab’ como merimna ( μ?ριμνα ), que significa ‘ansiedade’ ou ‘cuidado’ … que é a mesma palavra que Pedro usou quando citou este versículo em sua epístola …
‘Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que Ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade ( μεριμνα ‘merimna’ ), porque Ele tem cuidado de vós.’ (1 Pedro 5:6,7)
O verbo grego μεριζω ‘merizo’, significa ser fragmentado, cortado em pedaços ou dividido em partes e peças. Nós trazemos as nossas quebras, as nossas partes e peças para Deus – incluindo aquelas distrações terríveis que nos afastam dEle e que nos tornam interiormente fragmentados, quebrados – para então receber o cuidado de Deus por nós.
Faça isso hoje … agora … leve um coração quebrantado, leve seus fardos, sua carga diante do SENHOR, e saiba que Ele de forma alguma o desprezará, antes, terá cuidado de você, como bem sabia Davi …
‘Pois não Te comprazes em sacrifícios; do contrário, eu tos daria; e não Te agradas de holocaustos. Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus.’ (Salmo 51:16,17)
Fonte: http://dcvcorp.com.br/?p=3295