As flores de crisântemo se cultivam na China desde 1500 a.C. e a tradição de se fazer chá com elas é também bastante antiga, tanto que esta é uma bebida popular.
As flores de crisântemo têm propriedades medicinais segundo um dos mais antigos livros de ervas medicinais chinês, o Shen Nong Ben Cao Jing que data do período 25-220 d.C. da Dinastia Han.
Segundo o Shen Nong Ben Cao Jing, o chá de crisântemo é um medicamento poderoso para o rejuvenescimento e prolongamento da vida e, se diz que, bebendo deste chá, regularmente, se procura equilibrar a energia ‘chi’ e regular o fluxo sanguíneo.
Em outro livro chinês, as qualidades curativas das flores de crisântemo são reconhecidas como depurativas e hepatoprotetoras.
Atualmente existem mais de 40 espécies de crisântemos porém só duas destas são usadas para fazer esse chá - são estas:
Chrysanthemum morifolium e o Chrysanthemum indicum, que você poderá conferir nas fotos abaixo:
Chrysanthemum morifolium.
Chrysanthemum indicum
Segundo o site Amantes del Te especializado em chás medicinais de diversas origens, o chá de crisântemos tem as seguintes indicações:
O Chrysanthemum morifolium parece ser o mais indicado para fazer o chá medicinal.
Suas qualidades farmacológicas comprovadas são as seguintes:
1. O seu extrato de água ou decocção tem certo efeito antibacteriano sobre Staphylococcus aureus, uma variedade de bactérias patogênicas e fungos de pele;
2. Tem efeito inibitório sobre o vírus da gripe PR3 e leptospira;
3. Suas preparações podem dilatar as artérias coronárias, aumentar o fluxo sanguíneo coronário e melhorar o consumo de oxigênio no miocárdio;
4. Suas preparações também podem diminuir a pressão arterial, reduzir o tempo de coagulação do sangue, esfriar, diminuir a inflamação e ajudar a se acalmar.
E o Chrysanthemum indicum tem ação:
Na China esta espécie de crisântemo é usada no tratamento de doenças oculares; com pimenta preta é utilizado no tratamento da gonorreia, suas folhas são depurativas e usadas no tratamento da enxaqueca. Suas flores são aperitivas, amargas, hipotensivas, estomacais e vasodilatadoras.
O óleo essencial de crisântemo tem uma ação antibacteriana, inibindo o crescimento de Staphylococcus, E. Coli, streptococcus, C. Diphtheriae, Bacillus dysenteriae.
As flores são usadas no tratamento de furúnculo, scrofula, furúnculos profundamente enraizados, inflamação da garganta, olhos e colo do útero, eczema, prurido da pele e hipertensão e têm um efeito rejuvenescedor quando usado durante um longo período de tempo.
Um dos componentes do óleo essencial deste crisântemo, a crisantehenona, tem a capacidade de ativar o centro do cérebro afetado pela doença de Parkinson.
Os crisântemos medicinais são ricos em um glicosídeo, a crisanthemina, que inibe o crescimento bacteriano tornando-o um medicamento anti-infeccioso. Também são ricos em mirceno, borneol, etanol, ácido ursólico y betasitosterol, todos antibacterianos potentes que lhes conferem propriedades anti-inflamatórias e sedativas.
Estas duas espécies de crisântemos são alimentícias, ricas em
Toda sua composição torna os crisântemos especialmente poderosos nos combate às infecções respiratórias.
Você pode fazer o chá de crisântemo, dessas duas espécies que descrevi, juntando as ervas selecionadas a um outro chá, preto ou verde ou, também, fazendo o chá puro, em infusão.
As medidas que se usam para o chá de crisântemo é de 6-8 flores por xícara de água fervente. No entanto, não vá fazer o chá de crisântemo com outras espécies desta planta já que, cada uma dessas espécies têm componentes diferentes que podem não fazer bem à saúde. Os únicos crisântemos medicinais reconhecidos são estes - o Chrysanthemum morifolium e o indicum, vastamente estudados na medicina chinesa, como já foi indicado acima.
Fonte: https://www.greenme.com.br/usos-beneficios/5609-cha-de-crisantemos-rejuvenescimento-prolongamento-da-vida
Busca