‹ voltar



De barro a vaso - Sete passos até o barro chegar a vaso

A Bíblia relata que em um determinado tempo a nação de Israel estava moralmente caída em pecados e, como Deus não tem prazer na destruição de seu povo, Ele ordenou que o profeta Jeremias trouxesse uma Palavra de arrependimento insistentemente ao povo. O Senhor Deus o leva à casa do oleiro para observar como seria a formação de um vaso. Queria Deus mostrar para o profeta qual é o processo que o oleiro usa na construção de um vaso. Semelhante processo, Ele usa para restaurar os seus escolhidos, o seu povo.

A palavra do Senhor, que veio a Jeremias, dizendo: Levanta-te e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras. E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas. Como o vaso que ele fazia de barro se quebrou na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem a seus olhos fazer. Então, veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? - diz o Senhor; eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel. Jr. 18.1-6


Os Sete Passos:

n/d

Primeiro Passo: A escolha do barro, fala da escolha divina, o homem é escolhido antes mesmo de ser um vaso. Segundo os geólogos existem centenas de variedades de barros no planeta, mas apenas oito tipos servem para fazer um vaso. O oleiro conhece cada tipo de barro. Para uma boa construção esta escolha é fundamental. 

 

n/d

Segundo Passo:  Peneirar o barro, tirar do barro as pedras, as raízes, os galhos secos e lixo. Este processo fala do novo convertido quando sai do mundo e inicia o discipulado. Mas, também fala de um tempo muito doloroso quando o oleiro inicia o processo de limpeza das coisas do mundo na vida do crente. As pedras do orgulho, as raízes de amargura lá do mundo, os galhos secos das frustrações e decepções da vida, e ainda o lixo que retrata o pecado na vida do homem.

 

n/d

Terceiro Passo: O barro passa por um período mais doloroso, aquilo que antes era visto como torrão seco e duro, agora será umedecido com água, depois pisado e ainda amassado pelo oleiro. AMASSE BEM! O segredo da cerâmica é uma massa de argila bem amassada

Fala do tempo em que o homem estava com o seu coração duro e ressecado pelo vento seco do mundo, agora está sendo irrigado e umedecido pela água da palavra de Deus, mas em seguida ele recebe as primeiras provas; será amassado pelo oleiro, isso é necessário para dar sustentação e liga ao barro. Esse processo fala da Fé do cristão e da perseverança em meio às provações.

 

n/d

Quarto Passo: É o período de curtição. O barro é submetido a um longo tempo sozinho coberto por uma lona, com o objetivo de extrair toda impureza, ou bolha de ar para adquirir uma consistência maior para não trincar, até que chegue no ponto de ser transformado em um lindo vaso.

Esta etapa para quem tem uma chamada de Deus, é o tempo mais difícil do homem esperar. Esta fase do barro coberto fala do período do anonimato, o barro sozinho é o tempo que o obreiro passa na solidão, mas é exatamente nesse tempo que o oleiro divino extrai da vida do homem todos os sonhos e desejos da antiga vida, para que possa respirar o oxigênio do céu, e será esvaziado das bolhas do orgulho que faz trincar a verdadeira essência da vida cristã. O tempo de espera tem um prazo diferente para cada barro, como também depende do vaso que o oleiro quer fazer.

 

n/d

Quinto Passo: Após um longo período que o barro é preparado, o oleiro o coloca sobre as rodas, e em um curto espaço de tempo nas mãos do oleiro ele recebe a forma de um vaso, conforme a vontade do oleiro. Esta é a etapa do longo período de preparo do barro e do curto prazo para a formação do vaso, isso fala sobre o ministério do obreiro.

 

n/d

Sexto Passo: Depois do vaso ficar pronto ele é colocado para secar na sombra até que ele se enxugue e fique resistente ao teste do forno que aumenta a intensidade aos poucos até que fique uma fornalha ardente. O período de descanso do vaso, se refere à proteção do Senhor.

 

 

n/d

Sétimo Passo: O mais difícil de suportar; nenhum vaso o suportaria sem ter passado por todos os outros passos, o vaso é colocado dentro do forno, é aquecido gradativamente e chega no final em altas temperaturas, e quanto mais o fogo aquece, mais o vaso fica bonito e forte, é nessa hora que ele é purificado de toda impureza interna não aparente, além disso ele é transformado para ser sempre um vaso útil.

 

Ele é o Oleiro: O profeta Jeremias foi levado à casa do oleiro e observa-o moldar o barro. Deus mostra-lhe que Ele é o Oleiro. O barro não se molda sozinho; apenas Deus tem o poder para guiar a nossa vida, conforme vemos em Jeremias 18.6-10. 

 

Nós somos o barro: Claro que na mensagem de Jeremias o povo de Judá representa o barro, porém não erramos ao aplicar isso à nossa vida pessoal que não está nas mãos de alguma ‘força invisível’ ou de um ‘destino’ secreto, pois está nas mãos do Deus Todo Poderoso que dirige pacientemente a nossa vida, procurando realizar sua vontade. O oleiro trabalha com paciência o barro e modela com ternura.

 

 A vida é a roda: o oleiro gira a roda e apenas ele controla a velocidade dela. Como cristãos, nossa vida não é controlada pelo acaso ou pela sorte, mas por Deus. Ele determina as circunstâncias da vida que nos moldam. 

 

A desobediência é o defeito: seria maravilhoso se o barro sempre se entregasse às mãos do oleiro, mas isso normalmente não acontece devido ao pecado. O profeta viu o vaso defeituoso se quebrar nas mãos do oleiro ser feito de novo com o mesmo barro. 

 

As provações são o forno: Nenhum vaso tem qualquer utilidade até passar pelo forno. O calor enrijece e embeleza o vaso e aumenta sua utilidade e valor. A vida tem seus fornos. O Senhor sabe exatamente quanta provação podemos suportar. I Co.10.13. Os cristãos que levam vidas protegidas fora do forno do Senhor perdem muitas bênçãos de sua graça que os que estão dispostos a sofrer com Cristo, e por Ele recebem-nas.

n/d

 

Fonte: http://edmilsonjds.blogspot.com.br/2017/06/de-barro-vaso-ha-sete-passos-ate-que.html#links


Busca


Quinta-feira, 16 de Janeiro de 2025










Mulher Vestida de Sol